REDE DE ÁGUA É RECUPERADA COM TECNOLOGIA NÃO-DESTRUTIVA

REDE DE ÁGUA É RECUPERADA COM TECNOLOGIA NÃO-DESTRUTIVA

Obras se estenderam por centenas de metros, mas não causaram impactos no trânsito e circulação de pessoas

Realizar a recuperação de mais de 1 km de tubulações em pleno Brás, na região central da Capital paulista e uma das maiores concentrações de comércio do País. Se realizada sob os métodos de escavação tradicionais, tal obra causaria impactos inimagináveis para moradores, comerciantes e para o trânsito. No entanto, o serviço foi realizado com a utilização de métodos não-destrutivos (MNDs), cujos impactos foram quase imperceptíveis pela população que frequenta a região.

REDE DE ÁGUA É RECUPERADA COM TECNOLOGIA NÃO-DESTRUTIVA

A obra em questão foi a reabilitação estrutural das redes de ferro fundido em três trechos, sendo dois no Brás e um nos Jardins, ambos na região central de São Paulo. Segundo o responsável técnico da obra, o engenheiro Ênio Aguiar, as tubulações de ferro fundido, com mais de 50 anos de uso, tinham problemas de incrustações, corrosão interna e perda de resistência mecânica no interior das tubulações. Para solucionar o problema, a Sabesp contratou o consórcio das empresas Sanit e Sanejets, que utilizaram a tecnologia de inserção com cura in loco (CIPP, na sigla em inglês).

REDE DE ÁGUA É RECUPERADA COM TECNOLOGIA NÃO-DESTRUTIVA

“Neste método, as tubulações recebem revestimento de um tubo de tecido impregnado de resina epóxi, que é inflado dentro da tubulação original, assumindo as suas formas. Por fim, a resina é curada com o uso de luz ultravioleta”, destacou Aguiar. Todo o processo é monitorado por câmeras e requer pouquíssima intervenção nas vias de trânsito, já que um pequeno acesso é o suficiente para a aplicação em grandes extensões.

CONGRESSO DE MND

Divulgar o uso dos métodos não-destrutivos como o utilizado na recuperação desta tubulação é um dos objetivos do São Paulo No Dig Show 2023, primeiro evento do tipo na América Latina a contar com demonstrações ao vivo dessas tecnologias. Além disso, o congresso contará com uma larga programação de palestras técnicas. O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Tecnologias Não Destrutivas (Abratt) e da Associação de Engenheiros da Sabesp (AESabesp) e acontece entre 04 e 06 de julho no Instituto de Engenharia de São Paulo (Av. Dr. Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana). A programação completa, ficha de inscrição e outros detalhes podem ser encontrados no site www.abratt.org.br/nodig2023.

► SERVIÇO:

São Paulo No-Dig Show 2023 – Encontro Internacional do Mercado de MND

● Quando • 04, 05 e 06 de julho de 2023

● Onde • Instituto de Engenharia de São Paulo – Av. Dr. Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana – São Paulo.

● Quem promove • Abratt – Associação Brasileira de Tecnologias Não Destrutivas (www.abratt.org.br) e AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp (www.aesabesp.org.br)

● Como participar • as informações sobre inscrições, exposição em stands e demais informações podem ser obtidas através dos seguintes canais:

◦ Site • https://abratt.org.br/nodig2023

◦ Telefone • (11) 4081-3145

◦ WhatsApp • (11) 94204-8322

◦ E-mail • congresso@abratt.org.br

 

Confira os produtos da loja!
LOJAEAEMAQ.COM.BR
Clique para ver peças, kits e novidades na Loja EaeMaq.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades