Reflorestar investe em inteligência emocional para elevar desempenho nas operações de campo

Reflorestar investe em inteligência emocional para elevar desempenho nas operações de campo

Iniciativa fortalece cultura de excelência, engajamento e desenvolvimento humano nas operações florestais

Reflorestar investe em inteligência emocional para elevar desempenho nas operações de campo
ICAP – Divulgação Reflorestar

A Reflorestar Soluções Florestais vem consolidando sua estratégia de gestão de pessoas com a ampliação do Programa de Inteligência Comportamental Aplicada à Performance (ICAP), iniciativa voltada ao desenvolvimento emocional e comportamental dos colaboradores, incluindo de forma estruturada as equipes de campo. O programa integra a cultura de desenvolvimento humano da empresa e tem como foco o fortalecimento da excelência operacional, do senso de dono e da disciplina de execução.

Conduzido por Leandro Fray, especialista em Gente e Cultura da Reflorestar, o ICAP trabalha a inteligência emocional como uma competência essencial para a tomada de decisão, a superação de desafios e melhoria contínua dos resultados.

“Os obstáculos sempre vão existir. O que faz a diferença é como cada pessoa decide agir diante deles. Administrar as emoções é conquistar autonomia interna, aprender com os erros e tomar decisões cada vez mais consistentes”, destaca Leandro Fray.

Desenvolvimento humano aplicado à rotina do campo

Estruturado a partir dos comportamentos-chave como comprometimento, consistência e execução orientada a resultados, o ICAP atua por meio de um ciclo contínuo de desenvolvimento, sustentado por quatro pilares: mentalidade e saúde mental; definição de metas comportamentais; disciplina de execução aliada à capacitação constante; e acompanhamento sistemático com análise de resultados e feedbacks.

Desde janeiro deste ano, quando Fray assumiu a área de Gente e Cultura, o programa foi expandido para todos os níveis da empresa, alcançando mecânicos, operadores, soldadores, auxiliares e lideranças das operações florestais e administrativo. Os conteúdos são cuidadosamente adaptados à realidade do campo por meio de escuta ativa, proximidade com as lideranças e feedbacks contínuos.

“Nosso objetivo é fortalecer a cultura de inovação, eficiência e excelência, estimulando pensamento estratégico, comunicação clara, adaptabilidade e senso de dono. Quando o colaborador compreende o porquê das ações e percebe sua própria evolução, o engajamento e a qualidade da execução crescem de forma consistente e assim garantimos o fortalecimento de uma cultura de excelência cada vez mais forte”, afirma Fray.

Resultados percebidos e fortalecimento da cultura

Entre os principais benefícios observados estão o aumento no engajamento, a melhoria no relacionamento entre equipes e lideranças, maior atenção aos indicadores operacionais e o fortalecimento de uma cultura organizacional orientada à excelência e à responsabilidade compartilhada. Os colaboradores também destacam a qualidade dos treinamentos e o impacto dos aprendizados tanto na vida profissional quanto pessoal.

Histórias como a de André Costa de Oliveira, instrutor da Reflorestar e filho de Sebastião Cordeiro, ex-operador da empresa, refletem esse ambiente de pertencimento e desenvolvimento contínuo. “Meu pai me ensinou sobre responsabilidade e companheirismo. A Reflorestar valoriza essas histórias e nos permite construir uma trajetória com orgulho”, afirma André.

Outro exemplo é o de Cláudio Adão, supervisor de Operações Florestais no Sul da Bahia, que iniciou sua carreira como carreteiro e cresceu profissionalmente junto com a empresa. “A Reflorestar acreditou em mim, investiu em treinamento e me deu oportunidades. Aqui, quem veste a camisa e busca excelência encontra espaço para evoluir”, destaca.

Ao investir em inteligência emocional aplicada à performance, a Reflorestar reforça seu compromisso com uma gestão de pessoas moderna, humana e orientada a resultados, fortalecendo sua cultura organizacional e contribuindo para a formação de lideranças preparadas para os desafios presentes e futuros do setor florestal.

Para 2026, a Reflorestar já tem um plano robusto de desenvolvimento humano. Estão previstas cinco edições do ICAP voltadas às lideranças, duas focadas nas operações de campo e novos projetos direcionados à excelência operacional e à área de manutenção. A empresa também dará início à sua Escola de Líderes, com lançamento previsto para abril, inicialmente voltada às lideranças de campo. Além disso, haverá três edições do PN-X ao longo do ano, programa baseado na metodologia de Treinamento Experiencial (Teal), que desenvolve competências como adaptabilidade, empatia, comunicação e tomada de decisão sob pressão. Ao todo, serão mais de 650 horas dedicadas ao desenvolvimento de pessoas em 2026.

Sobre a Reflorestar

Empresa integrante do Grupo Emília Cordeiro, especializada em soluções florestais, incluindo silvicultura, colheita mecanizada, carregamento de madeira, biomassa e locação de máquinas. Atualmente com operações em Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, ela investe em capacitação técnica e comportamental, gestão integrada e confiabilidade dos equipamentos para oferecer as soluções mais adequadas para cada particularidade dos clientes.

Fundada em 2004 no Vale do Jequitinhonha (sede em Turmalina, MG), originou-se da paixão pelo cuidado com o solo e o meio ambiente. Com mais de 20 anos de atuação, a Reflorestar se consolidou no mercado pela visão inovadora no segmento florestal e pela oferta de serviços de qualidade, atendendo clientes em todo o Brasil. Para mais informações, visite o site da Reflorestar .

Confira os produtos da loja!
LOJAEAEMAQ.COM.BR
Clique para ver peças, kits e novidades na Loja EaeMaq.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades