Regulagem do freio traseiro em caminhões com sistema tambor garante bom desempenho dos componentes da parte dianteira

 

Regulagem do freio traseiro em caminhões com sistema tambor garante bom desempenho dos componentes da parte dianteira 

Regulagem do freio traseiro em caminhões com sistema tambor garante bom desempenho dos componentes da parte dianteira 

Falta da regulagem pode prejudicar a atuação do freio dianteiro, resultando em deficiência na frenagem

O sistema de freio automotivo é um dos itens mais importantes relacionado à segurança no trânsito, tanto no caso dos automóveis quanto nos caminhões. Por isso, motoristas não devem descuidar da manutenção desse sistema, que é formado nos caminhões por diversas peças, dependendo do tipo de freio. Nos caminhões, a Fras-le, líder mundial em fabricação de componentes para materiais de fricção, cita, entre eles, freio a disco, EBS, ABS, tambor, motor, a ar e auxiliar.

No caso do freio a tambor, que funciona por meio do atrito das lonas com o tambor, de forma linear, a Fras-le alerta para um detalhe na hora da manutenção – é preciso ter atenção à regulagem do freio traseiro. “A falta da regulagem faz com que o sistema de freio dianteiro do veículo trabalhe de forma irregular, podendo ficar desbalanceado, o que pode acarretar em empenamento do disco de freio, espelhamento de pastilha e deficiência na frenagem”, quando a configuração é de freio a tambor no eixo traseiro e freio a disco no eixo dianteiro, ou ainda no caso de ambos os eixos ser freio a tambor, o eixo dianteiro pode ficar sobrecarregado, acelerando o desgaste das lonas de freio e alterando a dinâmica de frenagem do veículo, comenta Robson Andriel Lipniarski, Consultor de Marketing de Produto da Fras-le linha Comercial.

Para conhecer ainda mais sobre o sistema de freios de veículos pesados, a Fras-le conta com o curso on-line gratuito “Do diagnóstico à manutenção dos freios em veículos pesados”. O conteúdo, apresentado em seis aulas, com duração máxima de 6 minutos cada, traz dicas rápidas e práticas para realizar o diagnóstico e os principais procedimentos para aplicação de produtos e para auxiliar na execução do serviço de reparação dos freios com excelência. Todos os episódios são seguidos de avaliações do tipo “quiz” que vão ajudar na memorização dos temas mais relevantes e permitir o acesso à aula seguinte dentro da trilha de aprendizado.

Os participantes, ao final do curso, após aprovação nas avaliações, recebem certificado de conclusão, disponibilizado para o aluno baixar ou imprimir.

Para ter acesso ao curso, basta acessar o link: https://www.cursodomecanico.com.br/do-diagnostico-a-manutencao-dos-freios-em-veiculos-pesados

Sobre a Fras-le – A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.

Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina e Uruguai, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le. A marca é a fornecedora oficial desde 2021, de pastilhas para caminhões da Copa Truck.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Ferrovia de MT é responsável por 62,1% do saldo de empregos em infraestrutura no estado no 1º tri de 2024
Ferrovia de MT é responsável por 62,1% do saldo de empregos em infraestrutura no estado no 1º tri de 2024 Ao todo, o saldo
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!