Renato Pretti assume como CEO da Cerradinho Bioenergia para comandar novo ciclo

Renato Pretti assume como CEO da Cerradinho Bioenergia para comandar novo ciclo

Executivo, que está no grupo há mais de 14 anos e estava à frente da operação de etanol de milho, novos negócios e planejamento estratégico, é o novo CEO; Paulo Motta, CEO nos últimos oito anos, passa a integrar agora o Comitê de Investimento e Estratégia

 

O executivo Renato Pretti assume o cargo de CEO da Cerradinho Bioenergia substituindo a Paulo Motta, que encerra seu ciclo de oito anos no cargo.

Pretti assume o comando da Cerradinho Bioenergia para dar sequência ao fortalecimento da competitividade da empresa, ao seu plano de expansão e à maturação de investimentos que ele ajudou a estruturar e implementar. Há 14 anos no grupo, Pretti liderava a Diretoria de Novos Negócios, Planejamento Estratégico e Milho. Antes, também atuou na área comercial.

Nessa trajetória, Pretti liderou a concepção e a execução de projetos relevantes e transformadores para a CerradinhoBio, como a criação da Neomille, subsidiária da empresa dedicada à produção de etanol a partir de milho e produtos para nutrição animal.

A mudança de CEOs foi planejada pela companhia nos últimos dois anos, num processo de sucessão que buscou profissionais dentro e fora do grupo e foi suportado por assessoria especializada. “Pretti conhece a nossa empresa e o nosso setor, tem aderência à nossa cultura e teve excelente performance à frente dos novos projetos que colocaram a CerradinhoBio no caminho do crescimento vigoroso e sustentável. A sua escolha é muito coerente com a visão de futuro que temos para a companhia”, diz Luciano Sanches Fernandes, presidente do Conselho de Administração. “Ficamos muito felizes e orgulhosos em desenvolver talentos como o Pretti aqui na empresa e de termos agora uma ‘prata da casa’ como o escolhido para o posto de CEO”, afirma Sanches Fernandes.

“É uma honra assumir o cargo de CEO na empresa que compartilho valores e cuidou do meu processo de desenvolvimento. Agradeço ao Conselho de Administração pela confiança e ao Paulo Motta por todo o aprendizado nesses 8 anos trabalhando juntos. Também sou grato aos colaboradores da CerradinhoBio nessa jornada. Certamente, fortaleceremos ainda mais nossas operações atuais e continuaremos nossa história de expansão em bioenergia e alimento”, afirma Renato Pretti.

Luciano Sanches Fernandes reconheceu o trabalho realizado por Motta em seus oito anos no comando da companhia. “Somos muito gratos ao Paulo Motta pelo seu ciclo como CEO aqui na CerradinhoBio. Ele foi fundamental para o crescimento da empresa e para a consolidação da profissionalização da gestão e de sua governança corporativa. Ele seguirá colaborando conosco como integrante do Comitê de Investimento e Estratégia”, afirma Luciano Sanches Fernandes, o presidente do Conselho de Administração.

Foi no período de Motta como CEO que a CerradinhoBio estruturou sua abertura de capital (nível Novo Mercado), com a implementação das melhores práticas de gestão corporativa e ESG, sendo hoje reconhecida como “Companhia Aberta”. “Agradeço a confiança e o apoio do Conselho nesses anos todos. Considero que completamos um ciclo importante para a empresa, que está pronta para seguir no seu caminho de sucesso, agora sob o comando do Renato Pretti. Ele é um profissional com grande capacidade de liderança e execução de projetos, completamente integrado aos princípios e valores do Grupo Cerradinho. Fico muito satisfeito em ter alguém do time para me substituir como CEO”, diz Paulo Motta.

Sobre Renato Pretti 

Renato Pretti é graduado em Administração pela UNESP, pós-graduado em Gestão de Projetos pela FGV, além de possuir outros cursos de extensão nas escolas Fundação Dom Cabral e Saint Paul. Iniciou sua carreira em 2007 e, desde 2010, está na Cerradinho, onde coordenou a comercialização de etanol e energia e, posteriormente, liderou o planejamento estratégico da empresa e a condução de grandes projetos, com destaque para as indústrias de etanol de milho e a fábrica de açúcar. Desde setembro de 2023, acumulava também a função de responsável pelo negócio de etanol de milho.

Sobre o Grupo Cerradinho

Renato Pretti assume como CEO da Cerradinho Bioenergia para comandar novo ciclo

O Grupo Cerradinho é composto por empresas nos segmentos sucroenergético, propriedades agrícolas, logística, postos de combustíveis e empreendimentos imobiliários. A CerradinhoBio, Neomille, CerradinhoTerra e CerradinhoLog atuam na produção e distribuição de biocombustíveis e energia. O Grupo inclui ainda, a Viiv e a Geração Futura, de empreendimentos imobiliários, além de postos de combustíveis. O controle acionário é da Cerradinho Participações S.A., holding de investimentos da família Sanches Fernandes, uma empresa de capital fechado que adota um sistema de governança corporativa moderno para gerir os negócios, em consonância com as melhores práticas existentes no mercado. 

Sobre a CerradinhoBio 

Empresa do Grupo Cerradinho, de capital aberto, cem por cento nacional, atua no setor de biocombustíveis e bioeletricidade. Possui um complexo industrial, em Chapadão do Céu (GO), com a capacidade de moagem de 10,5 milhões de toneladas de cana equivalente, por ano safra. Seu projeto de expansão inclui a produção de etanol e coprodutos a partir do milho com a empresa Neomille, com fábrica no mesmo complexo e a mais nova unidade, em Maracaju (MS), que totaliza a capacidade de produção em 13,6 milhões de toneladas de cana equivalente. Mais recentemente, anunciou um investimento da ordem de R$ 280 milhões para a construção de sua primeira fábrica de açúcar, também em Goiás. Gera 3.800 empregos, entre diretos e indiretos. A Cerradinho conta com experiência de mais de quatro décadas no setor sucroenergético.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Ferrovia de MT é responsável por 62,1% do saldo de empregos em infraestrutura no estado no 1º tri de 2024
Ferrovia de MT é responsável por 62,1% do saldo de empregos em infraestrutura no estado no 1º tri de 2024 Ao todo, o saldo
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!