Retomada da indústria naval deve alavancar negócio,…

Retomada da indústria naval deve alavancar negócio, afirma CEO do Atlântico Sul

Retomada da indústria naval deve alavancar negócio, afirma CEO do Atlântico Sul

Segundo Roberto Brisolla, a companhia está preparada para o novo momento do setor, em especial para as demandas no segmento de óleo e gás.

A perspectiva de retomada da indústria naval, em particular para atender às novas demandas do setor de óleo e gás, será uma grande oportunidade para alavancar os negócios do Atlântico Sul Heavy Industry Solutions, afirmou hoje (22) o CEO da companhia, Roberto Brisolla, na abertura da tradicional Navalshore, principal feira brasileira do setor naval, no Rio de Janeiro.

Na cerimônia de abertura do evento, o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, confirmou o propósito do governo federal de incentivar fortemente a retomada do setor. A estatal criou um grupo de trabalho para estabelecer um programa de construção de embarcações e plataformas para a exploração de óleo e gás. “A retomada da indústria naval é fundamental para o Brasil, e a Transpetro está com vocês”, afirmou Bacci, dirigindo-se ao auditório repleto de representantes do setor naval.

Também presente, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, enfatizou a importância atribuída pelo governo à retomada da indústria naval. “Não faz sentido o Brasil ser um dos cinco maiores países do mundo, com o enorme litoral e a rede hidrográfica que tem, e não ser também um dos cinco maiores em construção naval”, afirmou.

Segundo Brisolla, o Atlântico Sul vem se preparando para esse novo momento de desafios. “Mantivemos o estaleiro operacional, investindo em reparos especializados e no desenvolvimento de novas frentes de produção, com a manutenção dos ativos e capacitação de mão de obra.”

Desde o ano passado, a companhia já vem num processo de reposicionamento, intensificando os serviços de reparo de navios e começando a operar em outros segmentos, como os de construção de grandes estruturas metálicas onshore e offshore, além de continuar prospectando o mercado de torres de energia eólica. “Por exemplo, estamos atuando na fabricação de grandes estruturas metálicas (“subsea”) desenhadas especialmente para apoio de complexos sistemas de plataformas de petróleo.”

Em junho, a empresa fechou um contrato para a fabricação de 80 grandes estruturas (“reels”) de lançamento de tubos que vão operar no porto do Açu, no Rio de Janeiro. Ainda segundo Brisolla, só este ano o Atlântico Sul já efetuou o reparo de dez navios – desde 2020, foram ao todo 43 embarcações reparadas, entre navios de cabotagem de grande porte, navios de apoio offshore e outros -, utilizando para isso o dique seco a plena capacidade. Para toda a operação, a empresa dispõe atualmente de cerca de mil trabalhadores contratados, treinados e plenamente capacitados.

“Nesse novo contexto, poderemos abraçar projetos maiores e novos desafios, focados sobretudo no setor de óleo e gás. Temos ativos, pessoal treinado e processos num nível elevado de preparação”, disse o executivo. A 17ª Navalshore vai até o dia 24, no ExpoMAG, no Rio. Nos três dias de evento, que conta com cerca de 90 empresas expositoras, a previsão é receber um público estimado em 10 mil profissionais.

 

Confira os produtos da loja!
LOJAEAEMAQ.COM.BR
Clique para ver peças, kits e novidades na Loja EaeMaq.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades