Ricambi registra alta de 200% nas importações para ampliar estoque na pandemia
Aquecimento no setor da construção civil contribuiu para a empresa aumentar seu faturamento
A Ricambi, companhia que trabalha com soluções para máquinas pesadas da construção, mineração e terraplenagem, elevou seu faturamento em 30%, durante a pandemia de covid-19. Esse crescimento foi possível devido à alta demanda na construção civil no período, fazendo com que a empresa registrasse mais de 200 mil pedidos. Isso resultou em um aumento nas importações para ampliar seu estoque.

“Um dos grandes desafios foi no início da pandemia em que era necessário trabalhar em sistema de rodízio de pessoas e com a preocupação em atender a tantos pedidos, com a equipe reduzida”, recorda João Lima, Diretor da empresa.
Segundo a Ricambi, seu maior aprendizado, naquele momento, foi evidenciar os valores da companhia para garantir a satisfação do cliente. “Confiabilidade e prestar o melhor atendimento com vendedores técnicos e consultivos”, comenta João com orgulho da marca que acaba de completar 30 anos de atuação no mercado brasileiro.
A empresa explica que, para conseguir atender a alta demanda sem impactar negativamente, foi preciso inserir a Ricambi no mundo digital com a implementação das vendas online, o que possibilitou aumentar a agilidade nas respostas via plataforma, e também com a otimização das redes sociais, por meio de ações promocionais, produção de conteúdo, entre outras medidas que geraram o reconhecimento da marca.
Outra medida adotada pela empresa para suprir a necessidade dos clientes foi exatamente a ampliação das importações, que trouxe novos produtos para o portfólio de peças a pronta entrega agregando aos seu portfólio itens como: pneus, coroas de giro, rolamentos diferenciados, esticadores de correia e uma variedade de filtros, discos e amortecedores.
A companhia destaca que, entre os benefícios que obteve após essas ações, estão as novas contratações para todas as áreas, que representam uma alta de 15%; a expansão do portfólio de peças e serviços, que atendem diferentes montadoras; e a ampliação de mercado com atendimento para o exterior”, elenca João Lima.
A empresa informa ainda que um dos diferenciais em todo esse período foi ter uma equipe qualificada para atender garantias, dúvidas, além de efetuar montagens e realizar treinamentos com funcionários do setor de logística. Assim como o atendimento sem horário de corte, o que permite que o pedido vá para a separação e a embalagem o quanto antes, possibilitando a entrega para as transportadoras no mesmo dia, agilizando o envio ao destino final.
Aliado a isso, a Ricambi ressalta possuir um dos maiores acervos de catálogos técnicos para prestar suporte ao cliente. Atualmente, a marca possui mais de 20 mil itens para: motor, sistema de transmissão, sistema de direção, sistema de alimentação, sistema elétrico, sistema hidráulico, chassi, sistema de freio, acessórios, esteiras de borracha, pneus, FPS (ferramenta para perfuração de solo) e filtros. Além de também entregar soluções de reformas de eixos, diferenciais e transmissões, ZF, Dana e Funk, reformas de comandos hidráulicos, motores de giro e translação e motores a base de troca.
Contato:
Empresa: Ricambi Tratorpeças LTDA
Telefone: (11) 2164-0300
Website: https://www.ricambi.com.br/