RoadShow realizado pelo CBCA apresentou temas relacionados com as estruturas em aço e a construção modular

Evento faz parte do circuito nacional de palestras da entidade
Ocorreu no último dia 4 de maio, em Belo Horizonte, Minas Gerais, o RoadShow ‘O diálogo entre as Estruturas em Aço e a Construção Modular’. Realizado pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), o evento trouxe palestras de engenheiros e arquitetos com anos de experiência no setor da construção civil, e contou com 103 participantes, entre profissionais e estudantes da área.
Um dos maiores influenciadores da construção modular no Brasil, o arquiteto Felipe Savassi foi um dos palestrantes e alertou para a necessidade de se quebrar preconceitos culturais associados aos sistemas construtivos modulares. “Uma casa modular, por exemplo, pode acompanhar a sua vida, crescendo junto com a sua família. Tudo isso, sem desperdício de materiais e com entulho zero.”
Já o engenheiro Ricardo Mateus, fundador da Brasil ao Cubo (BR3), construtech pioneira em construção offsite volumétrica no Brasil, comentou como a construção modular possibilita a fabricação de um prédio em 100 dias e a sua montagem em apenas 13. “A gente faz uma obra completa, não apenas um módulo, portanto, toda a sistematização plug & play da construção é pensada ainda na fábrica.”
Pós-graduado em Administração Industrial, William Moraes trabalha há 6 anos na gestão de operações e no desenvolvimento de produtos e soluções modulares da Modularis e apresentou diversas camadas sobre o assunto durante suas falas no Roadshow. Com exemplos de projetos elaborados pela empresa, também se prontificou a responder diversas dúvidas técnicas do público ao final da sua palestra.
O último palestrante do evento foi Carlos Roberto de Luca, Gerente Técnico da Associação Drywall, que acrescentou tópicos importantes sobre as normas de segurança que envolvem a construção, além de comentar fatores que dizem respeito a conformidade.
O próximo RoadShow será em Salvador, em 08/06, em local que ainda será definido.






