Robô inteligente auxilia equipes de limpeza das estações nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás

Robô inteligente auxilia equipes de limpeza das estações nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás

Equipamento está em fase de testes em Vila Sônia – Professora Elisabeth Tenreiro e Borba Gato, atuação inédita no sistema metroferroviário do Brasil

Robô inteligente auxilia equipes de limpeza das estações nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás

Robô possui GPS e inteligência embarcada, características que o permitem mapear com precisão os locais que limpou / Foto: ViaQuatro

Quem passa pelas linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, operadas, respectivamente, pela ViaQuatro e ViaMobilidade, pode se deparar com um robô inteligente que ajudará na limpeza das estações. A novidade tecnológica, que ainda passa por fase de testes nas estações Vila Sônia-Professora Elisabeth Tenreiro (Linha 4-Amarela) e Borba Gato (Linha 5-Lilás), está programada para atuar durante a madrugada ou nos horários de vale, períodos com menor fluxo de passageiros.

O limpador automatizado, muito comum em shopping centers, aeroportos e hospitais, é uma novidade no sistema metroferroviário no Brasil. O equipamento aspira pequenas partículas de fuligem e pó, assim como pequenos detritos, como migalhas e papel de bala, além de absorver líquido. Segundo as concessionárias, o robô auxiliará funcionários da limpeza, que poderão atuar em outras áreas das estações, enquanto o parceiro tecnológico fica em ação.

Com autonomia de aproximadamente quatro horas, a máquina possui cerdas em sua parte inferior, que têm por função esfregar o piso. Um tanque com água limpa acoplado internamente permite adicionar produtos de limpeza como sabão, para a remoção de sujeira e até detritos mais impregnados no piso. Ele conta com uma estação de trabalho integrada, que atua na recarga de baterias e no esvaziamento e enxague do tanque de água suja, para em seguida enchê-lo com água limpa e prepará-lo para a próxima tarefa de limpeza.

O robô também possui sensores de aproximação, a fim de não esbarrar nas pessoas, além de GPS e inteligência embarcada, características que o permitem mapear com precisão os locais que limpou na estação.

Segundo o diretor da ViaQuatro e ViaMobilidade Linhas 5 e 17, Antonio Marcio Barros Silva, a tecnologia, se aprovada após os testes, poderá ser mais uma ferramenta no aprimoramento do serviço de limpeza das duas concessionárias. “Estamos unindo a tecnologia e inovação ao esforço de nossos funcionários e empresa de limpeza para prestar o melhor serviço à população”, afirma.

Desenvolvido pela Alabia Serviços LTDA, o robô passa por testes de 15 dias na Estação Vila Sônia-Professora Elisabeth Tenreiro e em seguida desembarca na Estação Borba Gato, para testes no mesmo período.

 

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