RTRS apresenta soluções em agricultura regenerativa durante a COP30, na AgriZone da Embrapa
Painel será realizado no dia 13 de novembro e contará com a presença da nova diretora global, Marina Muscolo, junto com atores relevantes da cadeia de valor da soja
A Mesa Global da Soja Responsável (Round Table on Responsible Soy Association – RTRS) foi uma das organizações selecionadas pela Embrapa para integrar a programação oficial da AgriZone, iniciativa que será realizada durante a COP30, de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém (PA).
No dia 13 de novembro, às 12h40, no Auditório 1 da AgriZone, a RTRS promoverá um painel para mostrar e discutir como a produção de soja responsável é parte da solução para as mudanças climáticas. Na ocasião, a nova diretora-executiva da RTRS, Marina Muscolo, fará uma apresentação, destacando os números, metas e compromissos da associação frente à agenda climática global, com destaque para as ações em produção agrícola responsável e regenerativa.

“Essa é uma conquista histórica para a RTRS, pois, pela primeira vez, teremos a oportunidade de conduzir um evento na COP. Nossa sessão no Agrizone é um momento único para mostrar como nosso padrão contribui com soluções concretas frente às mudanças climáticas”, realça Marina.
O painel reunirá vozes de toda a cadeia de valor para analisar como a certificação RTRS pode apoiar sistemas agrícolas de baixo carbono e resilientes ao clima. “Essa conquista faz parte do nosso Plano Estratégico, por meio do qual buscamos consolidar a RTRS como uma voz de destaque no setor de soja sustentável. Estamos honrados por termos sido aprovados pela Embrapa para organizar este painel no Agrizone, demonstrando o compromisso da associação com essas temáticas”, pontua.
A AgriZone é parte da Jornada pelo Clima, uma iniciativa da Embrapa que visa divulgar o papel da ciência brasileira na mitigação das mudanças climáticas.
Sobre a RTRS
Fundada em 2006 em Zurique, na Suíça, a Mesa Redonda da Soja Responsável (RTRS, na sigla em inglês) é uma associação internacional sem fins lucrativos que estabelece padrões competitivos e confiáveis e desenvolve soluções para promover a produção, o comércio e o uso de soja sustentável.
Como uma mesa redonda global multissetorial, a RTRS atua por meio da cooperação entre os diversos atores da cadeia de valor da soja — da produção ao consumo — oferecendo uma plataforma global de diálogo multilateral sobre soja responsável.