Scania faz balanço de sua jornada de sustentabilidade
Ao fechar em 2025, o ciclo de 10 anos de metas, a fabricante sueca alcança resultados concretos na redução de impacto em suas operações e avanços na oferta de tecnologias para descarbonizar o setor de transportes. Eficiência energética e o uso de biocombustíveis são destaques na América Latina
Há dez anos, logo após o Acordo Climático de Paris, a Scania declarou que, sendo parte do problema das emissões de gases de efeito estufa – já que o setor de transportes representa 14% das emissões globais-, seria também parte da solução. Lançou uma nova geração de caminhões em 2016 e fez da eficiência energética, da digitalização e da introdução de veículos movidos a combustíveis renováveis e elétricos sua jornada estratégica para descarbonizar o ecossistema de transporte e logística.
“Vamos fechar a década da ação (2015 a 2025) com conquistas importantes e o compromisso renovado de seguir liderando a transição para um modelo de transporte mais limpo, eficiente e responsável”, diz Christopher Podgorski, CEO e Presidente da Operação Industrial da Scania para América Latina. “Esta Jornada é marcada por investimentos robustos, de 2017 a 2024 foram R$ 4 bilhões e recentemente anunciamos R$ 2 bilhões até 2028 – recursos destinados à inovação tecnológica e preparação de um parque industrial capaz de produzir novos veículos, trens força e motorizações a gás natural, biometano e biocombustíveis e a eletrificação de chassis de ônibus”, conta o executivo.
A Scania foi a primeira fabricante de veículos comerciais a ter suas metas globais aprovadas pelo Science Based Targets Initiative (SBTi), definindo a redução em 50% das emissões diretas das operações do grupo até 2025, com foco nos escopos 1 (emissões próprias) e 2 (emissões da energia adquirida) e em 20% nas emissões indiretas, ou seja, ônibus e caminhões produzidos pela empresa que transitam nas mãos de terceiros (escopo 3), no período de 2015 a 2025.
De acordo com o último relatório de sustentabilidade da empresa (Annual review 2024 | Scania Global), as emissões de CO₂ de suas operações foram reduzidas em 47%, e até o final do ano, a meta de 50% deve atingida. Em relação às emissões indiretas, contabilizadas até 2023, houve uma redução de 11,5%.
“Avançamos em 2024, mas os dados ainda não foram consolidados. Estabelecer metas é um passo fundamental para planejar, alinhar e dar tangibilidade às ações. Uma ferramenta para visualizar o que precisa ser feito e acompanhar esta evolução”, ressalta Podgorski. Em 2025, a Scania anunciou suas novas metas para o próximo ciclo (2022 a 2032), com a redução de 50% nas emissões nos escopos 1 e 2, e de 45% no escopo 3.
Os resultados obtidos até aqui são fruto de decisões e investimentos que viabilizaram o desenvolvimento da implementação de novas tecnologias. “Enquanto o gás como combustível reduz as emissões de monóxido de enxofre e óxido nitroso (compostos que afetam a saúde humana) em quase 100%, o biometano pode reduzir a pegada de carbono em até 90%. Por isso, estamos fortemente focados na implementação de soluções com este biocombustível em toda a região das Américas, tanto no transporte de passageiros, como em caminhões”, explica Andrés Leonard, presidente de Operações Comerciais da Scania para a Região das Américas.
“A Scania é pioneira nas ofertas de caminhão movido a gás e/ou biometano, e no ônibus. Desbravamos a cadeia e criamos parcerias com distribuidoras e incentivamos a produção do biocombustível em larga escala.
Chegamos em 1.500 unidades vendidas e projetamos vender mais 1 mil em 2025. Também estamos vendendo o caminhão movido 100% a biodiesel, uma outra matriz alternativa ao diesel, e iniciamos a comercialização do caminhão elétrico Scania em 2024. Seguimos firmes na transformação sustentável do transporte oferecendo ao cliente a mais completa gama de produtos e com uma solução completa de serviços e modalidades financeiras, via Banco e Consórcio. Um exemplo deste apoio é o CDC Verde”, comenta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
Resultados concretos
A operação industrial da Scania no Brasil, localizada em São Bernardo do Campo, produz caminhões, motores industriais e marítimos, chassis e ônibus e soluções para reduzir o impacto ao meio ambiente. “Energia limpa, reuso de água, logística mais eficiente e certificação Lixo Zero são pilares que tornam a produção mais eficiente e sustentável. Como as metas são globais, o que fazemos aqui contribui para a Scania como um todo”, explica Podgorski.
Na fábrica, podemos citar a migração do uso do gás natural para o biometano e a eficiência energética conquistada por meio de investimentos em novos maquinários. Entre outros exemplos, estão o desligamento dos equipamentos em horário não produtivo e a implementação da Estação de Tratamento de Efluentes e Reuso de Água em 2023 – do volume tratado, 70% retornam ao processo produtivo, e 30% são cedidos à prefeitura.
Também vale destacar a redução de 50% nas emissões da operação logística interplantas da Scania, alcançada por meio da aplicação da digitalização, do treinamento de motoristas e do uso de veículos movidos a gás e eletricidade.
Entre as iniciativas para uma produção sustentável, destacam-se esforços direcionados ao manejo de resíduos, tendo a empresa conquistado, por dois anos consecutivos, a certificação Lixo Zero.
“Ir além e mobilizar todo o ecossistema para mudar a lógica do negócio foi e continua sendo o propósito da empresa. Nosso papel é liderar, inspirar e provocar mudanças reais. Sustentabilidade é, acima de tudo, uma decisão coletiva”, reforça Podgorski.