SEEDCORP|HO comemora 10 anos de trajetória de inovação e parceria com grandes players
Com modelo único de negócio – uma plataforma integrada de acesso ao mercado agrícola, com presença em toda a cadeia produtiva da soja, da pesquisa à logística – a empresa obteve faturamento de R 636 milhões em 2023
A SEEDCORP|HO, empresa referência em genética e sementes de soja no Brasil, comemora neste ano uma década de atuação, com jornada pautada na inovação, evolução estratégica e profissionais de referência no mercado. O que era inicialmente uma plataforma para multiplicação de sementes licenciadas passou por uma significativa transformação ao longo dos anos, adotando um modelo de negócios com genética própria e maior rentabilidade.
A companhia nasceu em 2014 em Goiás e, três anos depois, fundiu-se com o grupo argentino Horus Sementes, especializado em melhoramento genético de soja, pertencente ao Grupo Don Mario (GDM), originando, então, a SEEDCORP I HO. As mudanças não pararam por aí e, em 2022, as gigantes Bunge e Advanta Seeds, da UPL, adquiriram participação de 20% cada na empresa. “A estratégia da companhia se mantém a mesma desde então, ou seja, continuar na essência uma empresa de sementes e genética em soja, especialista em pesquisa e desenvolvimento, oferecendo ganhos para toda a cadeia por meio de licenciados e venda verticalizada”, afirma Mario Carvalho, CEO da SEEDCORP I HO.
Atualmente, a empresa é uma plataforma integrada de acesso ao mercado agrícola, com presença em toda a cadeia produtiva da soja, da pesquisa à logística, e, por conta desse modelo único no segmento de sementes, traz um diferencial ao mercado, que colabora para sua sustentabilidade econômica. Mesmo em ano desafiador para o agro como foi 2023, a companhia registrou faturamento de R$ 636 milhões, comprovando seu modelo de sucesso.
Em 2023, a SEEDCORP I HO anunciou também a ampliação do programa de melhoramento de soja no Brasil, com a inauguração da nova estação de pesquisa e melhoramento em Sertanópolis (PR), expandindo o trabalho desenvolvido de genética de soja para todo Brasil, somado ao que já ocorre no Cerrado brasileiro a partir da estação de Primavera do Leste (MT). O investimento vem com o forte crescimento na demanda por genética de soja no Sul do País e Paraguai, com projeções otimistas para os próximos anos no lançamento de novos produtos.
Para o futuro, a SEEDCORP I HO pretende se consolidar como uma provedora de genética por meio de novas cultivares contendo as mais modernas plataformas de biotecnologia, de acordo com o CEO. “Temos como objetivo levar a melhor semente de soja com a melhor tecnologia aos sojicultores da América do Sul. Para isso, nossa prioridade continua sendo o investimento em pesquisa, além de fortes acordos de biotecnologia no Brasil”, reforça.
Linha do tempo SEEDCORP I HO
2014 – Nasce da união de executivos e multiplicadores de sementes de soja
2017 – Une-se ao grupo argentino HO, formando a SeedCorp I HO
2020 – Expande atuação na região Sul, focando cooperativas do Paraná
2021 – Lança a Ellas Genética
2022 – Bunge e Advanta Seeds, da UPL, adquirem 40% da empresa
2023 – Inaugura estação de pesquisa e amplia programa de melhoramento de soja