Segurança em obras
Porque o uso de madeira e bambu aumenta riscos e como a engenharia brasileira já oferece alternativas mais seguras

O recente incêndio em um edifício em construção em Hong Kong, que levou à prisão de diretores de uma empreiteira após mortes e desaparecimentos, reacendeu um debate urgente: até que ponto materiais utilizados no canteiro podem agravar tragédias e comprometer a segurança de trabalhadores?
A ampliação das chamas foi atribuída, entre outros fatores, ao uso de andaimes de bambu e estruturas inflamáveis, ainda comuns em vários países asiáticos. Especialistas locais citaram que esses materiais facilitam a propagação de fogo, têm menor resistência estrutural em situações críticas e podem comprometer rotas de fuga.
No Brasil, porém, empresas como a SH, que desenvolve e fornece soluções inovadoras para o setor de construção civil, adota uma abordagem completamente diferente em seus produtos, com a substituição ou minimização do uso de madeira, bambu e materiais inflamáveis por sistemas metálicos duráveis, seguros e reutilizáveis; produzidos em aço de alta resistência.
A discussão sobre esse tema se conecta diretamente às prioridades de segurança do setor, às normas nacionais e às agências reguladoras, especialmente após acidentes internacionais que colocam em evidência os riscos de canteiros mal estruturados, e do uso continuado de soluções ultrapassadas e com alto fator de risco e ineficiência atrelados.
Com isso em mente, pensei em você para construir uma pauta sobre o assunto e alertar sobre os riscos e alternativas a esse tipo de material!
A SH pode disponibilizar executivos e especialistas técnicos para entrevistas sobre segurança estrutural, normas brasileiras, sustentabilidade e tendências de industrialização na construção civil.
Sobre a SH
Com mais de 54 anos de mercado e milhares de obras atendidas, a SH, empresa brasileira desenvolvedora de soluções inovadoras para o setor de construção civil, é especializada em locação de equipamentos de engenharia para estruturas, entre sistemas de formas, andaimes e escoramentos metálicos. Além disso, fabrica o Lumiform® SH, solução para paredes de concreto, composta por painéis de aço e alumínio, duráveis e leves, e que permitem economia de tempo e de custo na construção. Com fábrica própria e dona da mais ampla rede de distribuição do Brasil, além de ter presença na América Latina, a SH conta com 11 unidades no Brasil e uma no Paraguai. A empresa apoia diversas instituições sem fins lucrativos, transformando vidas por meio do esporte, tecnologia e cultura. A SH possui um compromisso com a sustentabilidade, visto que os materiais utilizados em seus produtos são de aço e alumínio, em substituição as fôrmas de madeira, além de serem feitos para locação e reutilização.






