Semana Internacional do Café 2025 reforça o papel do Brasil como potência inovadora e sustentável no cenário global

Semana Internacional do Café 2025 reforça o papel do Brasil como potência inovadora e sustentável no cenário global

Durante três dias, a 13ª edição da SIC atingiu o recorde de 27 mil visitantes, de 32 países diferentes, e gerou de cerca de 150 milhões de reais em negócios 

Semana Internacional do Café 2025 reforça o papel do Brasil como potência inovadora e sustentável no cenário global
Foto: Divulgação Semana Internacional do Café

13ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), realizada entre os dias 05 e 07 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), registrou o maior público da sua história: 27 mil visitas ao longo dos três dias, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. Entre o público, 55% atuam no agronegócio, 21% na indústria, 35% no food service e 10% no varejo, evidenciando a diversidade e influência da cadeia do café presente na feira.

O evento recebeu visitantes de todos os estados brasileiros e de 32 países, como Chile, China, Austrália, Argentina, Estados Unidos, Reino Unido, México, Japão, Índia, Espanha, Emirados Árabes, Canadá e Alemanha e Singapura — um reflexo de sua crescente relevância nacional e internacional. A presença de missões internacionais, compradores estratégicos e lideranças globais do setor reforçou o papel da SIC como ponto de conexão entre América Latina, Ásia e Oriente Médio, fortalecendo o posicionamento do Brasil nas cadeias globais do café. Além disso, o fato de 23% dos visitantes serem compradores de café verde — forma como o grão é negociado globalmente antes da torra, em larga escala e com alto valor agregado — contribui para a confirmação da vocação internacional e o foco B2B do evento.

Consolidada como a principal plataforma global de negócios, inovação e promoção do café brasileiro, a SIC também bateu recorde em volume de negócios e movimentou cerca de R$ 150 milhões. O crescimento se refletiu ainda na estrutura: o evento teve ampliação de 50% na área ocupada, totalizando 25 mil m² para receber mais de 200 expositores e uma programação intensa de conteúdo, experiências e degustações.

“Mais do que uma feira, a SIC conecta produção, indústria, comércio e consumo, traduzindo o Brasil do café para o mundo. O evento reflete o novo momento da cafeicultura: moderna, sustentável, tecnológica e integrada às agendas globais. Ver o público crescendo, os negócios se ampliando e a indústria participando cada vez mais demonstra que o café brasileiro é uma das expressões mais completas de um país que dá certo. A SIC é o ponto de encontro do setor, o produtor dialoga com o resto do mercado e o café reafirma seu papel como vetor de desenvolvimento e imagem positiva do Brasil lá fora”, afirma Caio Alonso Fontes, sócio-diretor da Espresso&CO, um dos realizadores da SIC, reforçando a visão de plataforma integrada — do produtor ao consumidor — e a importância da SIC como vitrine global da cafeicultura brasileira.

Programação focada em sustentabilidade e impacto

Sob o tema “Café em Transformação – Inovação, Sustentabilidade e Oferta do Mercado Global”, a Semana Internacional do Café 2025 convida o setor a refletir sobre os desafios e as oportunidades que moldam o futuro da cafeicultura. Com uma programação robusta e cuidadosamente curada, o evento promoveu conhecimento de ponta e conexões estratégicas para toda a cadeia produtiva do café brasileiro — do produtor ao consumidor final.

O tema ganha ainda mais relevância ao dialogar diretamente com a realização da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, sediada no Brasil, e ao refletir sobre os impactos do novo cenário geopolítico global, marcado por novas legislações ambientais, políticas tarifárias e dinâmicas de comércio, que influencia diretamente a produção, comercialização e consumo do café em escala planetária.

Neste sentido, na programação, se destacaram o lançamento oficial do rebranding da marca Cafés do Brasil, reforçando a identidade do país como maior exportador e um dos líderes em sustentabilidade e qualidade; o painel inédito com secretários de agricultura dos principais estados produtores, que discutiu estratégias regionais e políticas públicas para o setor; as trilhas temáticas sobre energia, água, logística, COP 30, bioeconomia e pesquisa aplicada; os debates sobre rastreabilidade, créditos de carbono, diversidade de origens e novos consumidores; o fortalecimento da pauta de sustentabilidade e inovação na cadeia de valor, em sintonia com a COP 30 e os compromissos ESG do setor; conversas sobre boas práticas trabalhistas e programas de capacitação; e apresentação de projetos e cases de produção sustentável em regiões como Cerrado Mineiro, Espírito Santo e Rondônia.

“A Semana Internacional do Café reflete o protagonismo mineiro e brasileiro na produção de café – um produto que simboliza tradição, tecnologia e de produção sustentável, pilares que movem o campo e estão no centro do trabalho do Sistema Faemg Senar. Ver produtores, cooperativas, empreendedores e instituições reunidos em um ambiente de inovação e negócios reforça que estamos no caminho certo: o de fortalecer toda a cadeia produtiva, gerar conhecimento e ampliar oportunidades para quem está na base, o produtor rural. Minas Gerais, como maior estado produtor do país, tem orgulho de contribuir para essa trajetória e de mostrar ao mundo que a cafeicultura brasileira é referência em qualidade, responsabilidade socioambiental e competitividade”, afirma o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.

Negócios e rodadas

Outro destaque da programação deste ano foram as Rodadas de Negócios, que traduzem na prática o tema da edição ao promover um ambiente estruturado para geração de parcerias, contratos e novas oportunidades comerciais. Voltada especialmente para produtores de cafés brasileiros, a iniciativa oferece espaço para apresentação de lotes, negociações diretas com compradores (nacionais e internacionais) e expansão para novos mercados.

Realizadas em parceria com CNA e Sebrae, as rodadas ampliaram o volume de exportações prospectadas e contaram com a participação expressiva de torrefadores, cooperativas, importadores e traders internacionais. A ação reforça a consolidação da Semana Internacional do Café como ponto de encontro estratégico entre a produção e o mercado global, fortalecendo a presença do café brasileiro no cenário internacional.

“A Semana Internacional do Café reafirma sua posição na vanguarda das transformações do setor. Nesta edição, avançamos em debates estratégicos que irão orientar os próximos movimentos da cadeia produtiva do café, fortalecendo sua competitividade e sustentabilidade. Nosso compromisso em atender aos diferentes elos da cadeia do café foi plenamente alcançado, refletido na expressiva superação de resultados e na ampla participação de produtores, cooperativas, torrefadores, exportadores, baristas e empreendedores. E o Sebrae Minas segue preparado para continuar avançando, apoiando a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento das regiões produtoras de Minas Gerais”, diz Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.

Consumo e cultura

Ainda que a SIC se configure majoritariamente como um evento B2B voltado para negócios, a edição de 2025 apresentou uma novidade que aproximou ainda mais o público consumidor: o Festival Café da Semana, um verdadeiro palco da cultura das cafeterias dentro da feira. Com atmosfera leve e envolvente, o espaço foi concebido como uma área de experiência para reunir negócios e apaixonados por cafés, cafeterias e microtorrefações, setores relevantes para a economia cafeeira, promovendo um ambiente democrático de exposição, relacionamento e troca de conhecimento.

A iniciativa fez sucesso e se tornou um dos principais atrativos para o público final — os coffee lovers. Eles tiveram acesso ao evento no dia 7 de novembro, mediante ingresso especial dedicado a essa categoria, outra inovação desta edição, que contribuiu para concentrar o público consumidor no último dia. A experiência permitiu que o visitante vivenciasse o café em toda a sua jornada — da origem à xícara —, reforçando a força do consumo consciente e da conexão direta com os produtores. Com isso, o festival consolidou o papel da SIC como elo entre o campo, a indústria e o consumidor urbano, ampliando o alcance e o significado do evento.

Campeonatos e premiações

Um dos momentos mais esperados da Semana Internacional do Café é a premiação do Coffee of the Year (COY), momento em que são revelados os melhores 10 produtores de arábica e os cinco de canéfora do Brasil. Este ano, o concurso avaliou o número recorde de 601 amostras e consagrou como campeão na categoria arábica o café do Sítio Família Protazio, de Espera Feliz (MG), na região do Caparaó, produzido por Guilherme Abreu Vieira, conquistando 90,44 pontos. Já na categoria canéfora, o primeiro lugar foi para a Fazenda São Bento, de Santa Tereza (ES), na região das Montanhas do Espírito Santo, com o café produzido por Carolinna Bridi Gomes, que pontuou 88,83. Além dos grandes vencedores, foram reconhecidos outros 13 cafeicultores (confira a lista completa aqui), que ocupam do segundo ao décimo lugar na categoria arábica e do segundo ao quinto na canéfora. Entre os finalistas desta edição, chama a atenção a expressiva representatividade da região do Caparaó, origem de oito dos dez produtores premiados na categoria arábica.

Ainda sobre o ciclo de competições da última sexta-feira, 07, Daniel Vaz, da Five Roasters, no Rio de Janeiro, foi o primeiro colocado do Campeonato Brasileiro de Barista 2025 e vai representar o país no World Barista Championship, que será realizado de 23 a 25 de outubro de 2026, na cidade do Panamá.

Outro destaque do último dia foi a 8ª edição do Concurso Florada Premiada, promovido pelo Grupo 3corações. A premiação valoriza o trabalho das mulheres na cafeicultura, reconhecendo as melhores produtoras brasileiras de cafés especiais. Em 1º lugar da categoria arábica via úmida, ficou Ângela Maria da Costa Oliveira, do Sítio Pedro Varinhas, localizado em Manhuaçu, Minas Gerais. Já a 1ª colocada de arábica via seca foi Amanda Evaristo Lacerda, do Sítio Forquilha do Rio, em Espera Feliz, Minas Gerais. Por sua vez, na categoria canéfora, a vencedora foi Angela Maria Pessoa, do Café Sauá, em Seringueiras, Rondônia.

A SIC também foi palco de disputas como os Campeonatos Brasileiros de Barista, Latte Art e Coffee in Good Spirits, realizado pela BSCA; o Campeonato Brasileiro de Blends de Café ABIC, Golden Cup Brasil, Concurso Espresso Design e Campeonato Torrefação do Ano Brasil.

“É inegável a relevância da Semana Internacional do Café para o fortalecimento de toda a cadeia produtiva do setor, essencial para o desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais. Somos um dos maiores produtores e exportadores do grão, e esta 13ª edição se destacou ao promover debates sobre inovação, sustentabilidade e inserção do produto no mercado global. A SIC é um espaço fundamental de diálogo e reflexão sobre como o poder público, os produtores e o setor empresarial podem aprimorar práticas e políticas, impulsionando uma atividade que gera renda e trabalho para milhares de famílias, especialmente da agricultura familiar”, comenta Thales Fernandes, secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.

edição de 2026 já tem data para acontecer. Será de 11 a 13 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma realização Espresso&COSistema Faemg SenarSebrae Governo do estado de Minas Gerais, com apoio institucional do Sistema Ocemg. Além de patrocínio diamante 3corações Rituais, patrocínio ouro AnysortSicoob e Senac em Minas e patrocínio bronze Nescafé, União, YaraCafé Brasil Fertilizantes e CNA Senar.

Confira os releases das marcas expositoras presentes na SIC 2025

Sobre a Semana Internacional do Café (SIC)

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma das maiores feiras do mundo e o grande encontro de profissionais que tem o objetivo de conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios. A SIC, principal ação de promoção do café brasileiro para o Brasil e o mundo, oferece conteúdo de ponta para os profissionais do setor em palestras, cursos, workshops, competições, provas de café, pesquisas e degustações orientadas. Estar na SIC é se conectar ao que há de mais inovador no mercado de café na troca de conhecimento entre os líderes e gestores do setor. A SIC, como é conhecida a Semana Internacional do Café, nasceu em 2013 em Belo Horizonte, para receber a celebração dos 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC).

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