Semeadoras do Agro e Semear é Cuidar reúnem 500 mulheres na região de São João da Boa Vista

Semeadoras do Agro e Semear é Cuidar reúnem 500 mulheres na região de São João da Boa Vista

Caconde, Casa Branca, Divinolândia e Tapiratiba foram contempladas pelos projetos desenvolvidos pela Faesp e que têm apoio do Sebrae-SP

 Semeadoras do Agro e Semear é Cuidar reúnem 500 mulheres na região de São João da Boa Vista
O total de 497 mulheres foram assistidas pelos projetos Semeadoras do Agro e Semear é Cuidar n região de São João da Boa Vista, no mês de junho. As duas propostas são de iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e têm o apoio do Sebrae-SP e passaram pelas cidades de Caconde, Casa Branca, Divinolândia e Tapiratiba. Nos quatros municípios, houve a participação e palestra de Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Faesp.

O primeiro município a ser contemplado pelo Semeadoras do Agro foi Casa Branca, no dia 12 de junho, quando 65 mulheres participaram de evento realizado no Espaço Barulho D’Água.

Já no dia 16 foi a vez de Tapiratiba – extensão do Sindicato Rural de São José do Rio Pardo – receber os dois projetos e reunir 141 mulheres no Espaço Cultural Eva Wilma. Trinta delas participaram do Semear é Cuidar e outras 111 do Semeadoras do Agro.

Na manhã do dia 27 de junho, o bairro Ribeirão do Santo Antônio, em Divinolândia, reuniu 118 participantes em torno do Semeadoras do Agro. Na tarde do mesmo dia, o Sindicato Rural de Caconde recebeu 25 mulheres para acompanhar o projeto Semear é Cuidar. Logo depois, também no município, o Salão de Eventos Lorca reuniu 148 participantes com o Semeadoras do Agro.

Cibele Gulin, analista de negócios do Sebrae-SP e gestora do Sebrae Delas na região, destaca o envolvimento maciço do público feminino nos municípios assistidos e parceria de entidades relevantes no processo. “A participação dos sindicatos rurais é muito relevante, pois por meio deles é que a adesão das mulheres tem sido significante, além de dar relevância ao movimento, seja na parte da saúde, do empreendedorismo, do empoderamento e no estímulo do posicionamento dessas mulheres”, ressaltou.

Para Cibele, a participação expressiva das mulheres nesses municípios que visitamos gera, de fato, grande impacto positivo. “Ocorre por meio da conscientização, do papel delas no agronegócio, como empreendedoras ou esposas de produtores rurais. E o Sebrae na região de São João da Boa Vista tem feito a diferença para essas mulheres do campo”, concluiu.

Semeadoras do Agro

É uma rede itinerante de capacitação e apoio às mulheres produtoras rurais no Estado de São Paulo e que busca transformá-las em referências de liderança, gestão e inovação no campo. Iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faesp/Senar-SP), em parceria com Sindicatos Rurais, Sebrae-SP e a ONG Orienta Vida, o projeto tem o objetivo de fortalecer o empreendedorismo feminino no campo e incentivar o protagonismo das mulheres rurais, por meio de módulos de capacitação presenciais nos municípios; apoio do Sebrae Delas; participação ativa dos sindicatos rurais.

Os objetivos principais são: promover autonomia e liderança feminina no agro por meio de conhecimento, empoderamento e networking; estimular a visibilidade das mulheres no setor; e fomentar negócios rurais liderados por mulheres, com apoio técnico e gerencial.

Semear é Cuidar

É um programa que “semeia informação e cuidado” junto às produtoras rurais, valorizando o papel delas no campo e garantindo acesso à saúde de qualidade. Trata-se de uma iniciativa itinerante criada pela Faesp/Senar-SP, em parceria com a Comissão Semeadoras do Agro, Sindicatos Rurais, Sebrae-SP, ONGs (Orienta Vida e Pense Rosa) e apoio de órgãos públicos.

Tem o objetivo de promover saúde preventiva para mulheres do campo, com foco em: palestras educativas sobre autocuidado, prevenção ao câncer de mama, colo de útero, pele e saúde mental; atendimento com exames gratuitos, como mamografia e ultrassom, oferecidos via rede privada; e encaminhamento: quando necessário, o projeto orienta o acesso ao SUS para continuidade do tratamento.

A parceria com o Sebrae-SP acontece por meio do programa Sebrae Delas e inclui apoio logístico, transporte, alimentação, integração com políticas municipais de saúde e inclusão de ações de empreendedorismo.

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades