SETCEPAR fortalece serviços de recursos humanos para apoiar associados contra a escassez de motoristas do setor

Um dos grandes gargalos do setor de Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) diz respeito à escassez de motoristas. Segundo dados da consultoria de logística Ilos, o número de motoristas com habilitação profissional (do tipo C ou E) caiu de 5,6 milhões em 2015 para 4,4 milhões em 2025, uma diminuição de 22%. Outra revelação da pesquisa mostra que a faixa etária vem aumentando rapidamente, na média, e o número de jovens que adentram a profissão é muito baixo. Dos atuais 4,4 milhões de motoristas, quase 60% têm 51 anos ou mais, sendo 11% do total com mais de 70, e apenas 4% com idade até 30 anos.
Pensando nesta necessidade do setor, por meio da sua área de Recursos Humanos, o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (SETCEPAR) consolida sua atuação como um suporte importante para as transportadoras associadas para enfrentar este desafio recorrente. A entidade oferece soluções que vão desde o recrutamento especializado e banco de talentos até avaliações psicológicas e treinamentos técnicos.
A entidade atua em frentes como a formação de base, a recolocação assertiva e investe fortemente no curso prático de Formação de Motorista Carreteiro, acreditando que a profissionalização é o único caminho para garantir o futuro do setor. De acordo com Vivian Nunes, coordenadora de Recursos Humanos do SETCEPAR, o sindicato se consolidou como uma referência para motoristas que buscam retorno ao mercado, mantendo um banco de talentos atualizado de acordo com os perfis demandados pelas empresas. “A escassez é um desafio crescente. Por isso, além de formarmos novos profissionais, também capacitamos instrutores. Essa postura de valorização e respeito à profissão contribui para atrair novos talentos e fortalecer a imagem do TRC”.
A eficácia dessa estrutura de apoio é confirmada por quem utiliza o serviço. Camila Santos Cruz, gerente de Recursos Humanos da Expresso Brasileiro de Transportes Rodoviários (Ebtrans), relata que o suporte do sindicato trouxe resultados significativos para a transportadora. “A experiência em utilizar o banco de talentos do SETCEPAR foi muito positiva. O atendimento foi ágil, claro e profissional, com suporte eficiente em todas as etapas. O serviço contribuiu significativamente para a contratação de motoristas, oferecendo apoio na seleção e verificação de requisitos, o que trouxe mais agilidade e confiança ao nosso processo”, destaca Camila.
Além deste serviço, o setor de recursos humanos do SETCEPAR oferece serviços como o banco de talentos, que é focado na recolocação de motoristas e profissionais do setor; Avaliação Psicológica, uma ferramenta estratégica para contratações mais seguras; Cursos e Treinamentos, onde é possível se especializar em Formação de Motorista Carreteiro, Instrutor de Motorista e cursos In Company. E também a Consultoria em Gestão, que possui apoio em saúde mental, desenvolvimento comportamental e NR-1.
Por fim, Nunes reforça que o sucesso das transportadoras paranaenses em 2026 dependerá diretamente da forma como lidam com o capital humano. “O caminhão e a tecnologia são ferramentas essenciais, mas o motor que realmente move o transporte são as pessoas. Nosso compromisso, no SETCEPAR, é garantir que o RH seja visto como um diferencial competitivo. Quando elevamos o nível técnico e o bem-estar do profissional, estamos garantindo a sustentabilidade de toda a cadeia logística. O associado pode contar com o nosso suporte para transformar esses desafios em oportunidades de crescimento”, conclui a coordenadora.






