Sicredi abre sua participação na Tecnoshow com palestra sobre tendências de…

Sicredi abre sua participação na Tecnoshow com palestra sobre tendências de mercado em 2024

Sicredi abre sua participação na Tecnoshow com palestra sobre tendências de mercado em 2024

Já na segunda-feira, 08/04, primeiro dia de feira, o analista econômico do Sicredi vai falar sobre o que o mercado do agronegócio tem de perspectivas para 2024/25, no auditório 2 do evento

Presença garantida na Tecnoshow Comigo, o Sicredi busca trazer o que há de mais relevante e significativo para o produtor rural e o público participante do maior evento de agronegócio do Centro-Oeste brasileiro. A cooperativa estará presente através da Sicredi Cerrado GO. Neste ano, os visitantes da feira e os associados são convidados a prestigiar a palestra “Soja, boi e insumos: tendências de preço e mercado em 2024”. A interação com o público será ministrada por Filipe Kalikoski, analista econômico do Sicredi. A atração será na segunda-feira, dia 8 de abril, às 15 horas, no auditório 2, integrando a programação principal da feira.

Profissional experiente, Filipe diz que o mercado da pecuária passou por grandes desafios nos últimos anos, com margens que foram ficando cada vez menores com a queda de preço do boi e do bezerro. “No entanto, é essencial lembrarmos que não houve nada fora do normal: o mercado da pecuária é feito de ciclos. Ocorre que simplesmente estamos finalizando um desses ciclos, justamente o ciclo de baixa”, ressalta.

Porém, na virada de 2024 para 2025, as perspectivas são de mudanças positivas. “Provavelmente entraremos em uma fase de alta desse ciclo, o que favorece valorizações de preços do boi/bezerro e oferece melhores oportunidades de negócios aos pecuaristas, com margens de lucro mais atrativas do que as observadas atualmente”, explica. Porém, o especialista diz que no longo prazo, vale a pena investir na pecuária brasileira, em função da eficiência produtiva do País na cadeia da carne. Ele ressalta que o Brasil é muito competitivo na produção pecuária, o que faz com que o País sempre ocupe posições de destaque nos rankings globais de rebanho, produção e exportação quando comparado com outros países.

Sobre o mercado da pecuária Filipe analisa que no horizonte de 2024 e 2025, há espaço para valorização do boi gordo, com uma inversão do ciclo pecuário e uma maior demanda por carne bovina. “Nos últimos 2 anos, observa-se uma queda forte no preço do boi, puxada pela fase de baixa de preços do ciclo pecuário, quando o preço do bezerro se desvalorizou e os pecuaristas aumentaram a taxa de abate de fêmeas, provocando um aumento expressivo na oferta de abate total de bovinos” relata.

Filipe também comenta sobre o seguro agrícola seguir sendo uma boa opção, haja vista que o cenário da agricultura em Goiás tem se mostrado desafiador. “Em um curto prazo, o seguro agrícola pode sim ser um recurso muito interessante aos produtores, principalmente os do Centro-Oeste. Pode ser interessante aos produtores (mesmo os que não tenham o costume de utilizar a ferramenta) avaliar o uso de seguro agrícola em cenários climáticos de maior risco no Centro-Oeste, como em anos de El Niño, tal qual o que estamos vivendo agora” justifica.

Ele completa a explicação e diz que a safra 2023/24 vem sendo bastante desafiadora para os sojicultores de Goiás, pois combinou dois fatores críticos, a redução da produção e queda de preço do grão, o que prejudica muito a rentabilidade dos produtores. É preciso lembrar, no entanto, que a produção agrícola depende do clima e o preço das commodities depende do balanço de oferta e demanda global. “Neste caso, o cenário desafiador que estamos vendo é apenas fruto do contexto atual de clima e mercado. Tivemos o infortúnio de combinar um ano de problemas climáticos, que prejudicaram a safra brasileira, e aumento de estoques globais de soja, que baixaram os preços”, diz ele.

Para finalizar, o especialista ressalta que o Sicredi é uma instituição financeira com um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços à disposição dos produtores rurais. “Parceiro do agronegócio há mais de um século e segundo maior financiador do agronegócio no Brasil, o Sicredi disponibilizará cerca de R$ 55 bilhões aos produtores rurais até o final do Plano Safra 2023/2024. Além disso, apresenta outras soluções como seguros, consórcios, investimentos, sempre pensando em atender as necessidades dos mais de 700 mil associados produtores rurais”, justifica ele. Não apenas produtos financeiros, o Sicredi disponibiliza informação segura e de qualidade para o seu associado, além do suporte de especialistas, seja por meio de diversos relatórios, lives, palestras e materiais para orientar os produtores sobre as tendências de preço e mercado das commodities agrícolas.

Antes ou depois da palestra, todos estão convidados a visitar o estande do Sicredi situado na Quadra 51, lote 2. Lá além do hospitaleiro e tradicional cafezinho do Sicredi, os visitantes serão recebidos com conforto e simpatia.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

ZF Aftermarket lança sapatas de freio TRW para veículos da montadora Jeep Componentes automotivos são para aplicação nos modelos Cherokee fabricados entre 1994 e
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!