Sim, prevenir é melhor que remediar!
A produção agrícola pode sofrer perdas de até 25% em decorrência da paralização de máquinas pela falta de manutenção preventiva
O senso comum diz que prevenir é melhor que remediar e os números costumam reforçar o adágio popular. No agro, uma máquina agrícola parada fora do planejado, por problemas técnicos ou para manutenção não prevista, pode causar uma perda de até 25% na disponibilidade do equipamento e o impacto financeiro pode prejudicar significativamente a rentabilidade das fazendas, a depender do ciclo da cultura e da situação climática.
O dado faz parte de uma pesquisa interna realizada pela RZK Agro, uma das mais tradicionais concessionárias de máquinas agrícolas da marca Jhon Deere no Brasil. “Observamos casos de produtores que chegam a perder o tempo ideal de plantio ou colheita por não priorizarem a manutenção preventiva de seu maquinário” comenta Fabrício Costa, gerente corporativo de marketing da RZK Agro e Rental, Fabrício Costa.
Ele explica que, após o período da janela ideal de plantio, o potencial de produtividade se perde gradativamente a cada semana. “Além de impactar a produtividade da lavoura, ainda é possível comprometer o plantio da safrinha”, enfatiza o executivo, que é engenheiro agrônomo.
O uso de peças originais associado à manutenção realizada com mão de obra do concessionário pode reduzir em até 60% os custos de manutenção de acordo com o mesmo levantamento feito pela empresa. Para se chegar a esse número foram comparados os produtores que só utilizam o serviço e as peças do concessionário com aqueles que apenas em casos extremos procuram a concessionária.
As máquinas comparadas tem o mesmo ano de fabricação e tempo de utilização. “Aspectos como confiança e garantia dos serviços devem ser levados em conta pelos produtores ao se avaliar a manutenção do maquinário”, destaca Costa.
Fabrício lembra que ao antecipar possíveis falhas no equipamento, o produtor evita que peças pequenas ou baratas causem danos graves a componentes caros da máquina. “Embora o gasto inicial possa gerar impacto, a médio e longo prazo, investir na manutenção preventiva, com técnicos qualificados e peças originais, é sempre mais vantajoso”, diz.
Monitoramento remoto
A modalidade de monitoramento remoto das máquinas implantado por alguns concessionários têm representado um avanço em termos de eficiência e eficácia na gestão dos equipamentos.
Vários parâmetros das máquinas podem ser acompanhados à distância, a tecnologia permite ao concessionário e ao seu cliente, produtor rural, uma radiografia do equipamento em tempo real.
No âmbito das soluções conectadas, a RZK Agro oferece, por exemplo, o Expert Alert, um sistema avançado de monitoramento e diagnóstico remoto, projetado para prever falhas e otimizar a manutenção de máquinas agrícolas. Por meio de dados em tempo real, captados por sensores nas máquinas, a solução faz a análise do desempenho e identifica potenciais problemas antes que escalem e tragam transtornos à operação.
A manutenção preventiva de máquinas agrícolas deve estar entre as prioridades dos produtores rurais. As ações programadas precisam considerar inspeções, troca de peças e ajustes periódicos. A prática é fundamental para que as operações agrícolas sejam executadas de maneira eficiente nos prazos adequados, contribuindo para evitar prejuízos e garantir a produtividade do setor agrícola.
Dentre as diversas vantagens da manutenção preventiva estão a redução de paradas inesperadas durante a operação, redução de custos, aumento da vida útil das máquinas, melhora do desempenho operacional e preservação do valor de revenda.