Simpósio da AEA debate impacto da transição energética no…

Simpósio da AEA debate impacto da transição energética no setor de lubrificantes

Simpósio da AEA debate impacto da transição energética no setor de lubrificantes

Ainda que o cenário futuro do setor automotivo brasileiro indique o uso de motores à combustão interna, em especial por meio da tecnologia flexfuel, por vários anos à frente, não se pode deixar de reconhecer que a transição energética veicular trará forte impacto ao setor de lubrificantes, aditivos e fluidos, por conta da iminente queda drástica de utilização de materiais que reduzem os atritos de pecas e de componentes de um motor.
Nos últimos cinco anos, a especialista em lubrificantes, aditivos e fluidos, Simone Hashizume, ex-diretora da AEA e hoje na Vopak, já mostrava suas preocupações com essa realidade que ainda está por vir. Este ano, porém, Hashizume, Roberta Teixeira (diretora de Lubrificantes da AEA), Everton Gonçalles (ESG Consultoria) e Rodolfo Ferreira (Afton Chemical), coordenadores do XV Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, que acontece no dia 27 de outubro, das 9h00 às 13h00, no formato online, foram direto ao ponto, ao adotar o macrotema “O impacto da transição energética na lubrificação automotiva”.
Após a solenidade de abertura, com presidente da AEA Besaliel Botelho e da coordenadora do evento Simone Hashizume, oito palestra vão compor o simpósio deste ano, a começar com a de Ângela Oliveira da Costa, da EPE, com o tema “Transição energética”. Na sequência, será a vez de Marco Garcia, da Scania, que aborda “Transição energética e soluções de mobilidade no segmento de veículos pesados”. Ao final dessas duas apresentações, Everton Gonçalles, da AEA, coordenará debate dos dois apresentadores, interagindo com os participantes virtuais.
A segunda parte do simpósio contará com seis palestras: “Fluidos de arrefecimento para veículos elétricos”, de Leandro Laurentino, da Iconic; “Fluidos de transmissão para veículos elétricos”, de Gustavo Guimarães, da Afton Chemical; “Lubrificantes de baixa viscosidade para motores a diesel”, de Jorge Manes, da Infineum; “Hybrid engine oil: powering cars of today and the technology of tomorrow”, de Brittany Folino e Kasi David, da Lubrizol; “Motocicletas”, de Rafael Ribeiro, da Oronite; e “How current and future API engine oil performance specifications will support the changing landscape”, de Jeffrey Harmening, da API – American Petroleum Institute.
Esse grupo de palestrantes, ao final, proverá debate com a medição de Rodolfo Ferreira (AEA). A 15ª edição do simpósio será encerrada por Roberta Teixeira, diretora de Lubrificantes da AEA.
O credenciamento de imprensa pode ser realizado por meio deste link:

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades