Simpósio de Engenharia Ferroviária recebe trabalhos acadêmicos e destaca avanços do setor

Organizado pelas principais instituições de pesquisa sobre transporte ferroviário do Brasil (UFES, USP, IFSP, UNICAMP, UFJF, IME e UNISANTA), o VIII Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF) está com inscrições abertas para interessados em apresentar pesquisas e contribuir para o desenvolvimento da engenharia ferroviária nacional. O evento acontecerá nos dias 14 e 15 de maio de 2025, no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas (SP).
A chamada de trabalhos acadêmicos segue até o dia 28 de fevereiro e pode ser acessada no site oficial www.simposio-ferroviario.com.
A programação do Simpósio valorizará a integração entre as instituições de pesquisa e as ferrovias, incentivando o surgimento de projetos colaborativos voltados a aprimorar a infraestrutura ferroviária brasileira.
Serviço:
VIII Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF)
14 e 15 de maio de 2025
Centro de Convenções da Unicamp (Campinas, SP)
www.simposio-ferroviario.com.br
Sobre o Simpósio de Engenharia Ferroviária
Em 2017, pesquisadores de diversas universidades brasileiras envolvidos em projetos de pesquisa e desenvolvimento sobre a temática ferroviária se uniram para criar um evento de caráter eminentemente técnico, no qual os resultados das pesquisas em parceria pudessem ser apresentados.
Foi assim que nasceu o Simpósio de Engenharia Ferroviário (SEF) – que, em seu primeiro ano, foi encabeçado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Desde a sua criação, o grupo de instituições envolvidas cresceu e conta também com a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a POLI-USP e Instituto Militar de Engenharia (IME). Em sua sexta edição, contou com mais de 200 inscritos, que permitiram a troca de informações entre as empresas do setor ferroviário e academia, contribuindo para o desenvolvimento do setor no país.