Tel:11 - 4604-8046 | E-Mail: atendimento@eaemaq.com.br

Notícias do Mercado Sinais de desgaste das sapatas e tambor de freio

Sinais de desgaste das sapatas e tambor de freio

-

- Advertisement -
- Advertisement -

Tambor comprometido gera vibração no freio e sapatas desgastadas apresentam ruídos anormais e redução da resposta na frenagem.

O sistema de freio a tambor, composto por duas sapatas, cilindro, tambor, molas, espelho, regulador e freio de estacionamento, mais conhecido como freio de mão, merece atenção na hora da manutenção. “Caso um destes componentes apresente algum defeito ou desgaste excessivo pode comprometer todo o sistema já que trabalham conjuntamente”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Presente nas rodas dianteiras traseiras nos veículos mais antigos e nas rodas traseiras de veículos populares, o tambor em contato com a lona gera atrito para desacelerar o veículo e pode apresentar problema. “Disco ou tambor quando empenados podem ocasionar vibração ou pulsação no freio”, comenta.

Outro componente do sistema de freio a tambor é a sapata, que têm como função apoiar as lonas, ou seja, serve como suporte. Atua na frenagem através do atrito com o tambor. “Devido ao atrito, com o tempo, as lonas se desgastam e precisam ser trocadas”, afirma Silva, explicando que quando estão comprometidas, podem apresentar ruídos anormais e redução da resposta de freio.

Freio de estacionamento ineficiente é outro indício que as sapatas e ou tambores podem estar com a vida útil esgotada.

Ao efetuar a troca de sapatas, a recomendação é verificar também cilindro de roda, kit de molas e tambor, pois se desgastados podem comprometer o desempenho do funcionamento da sapata e o ajuste do freio de estacionamento.

A Nakata conta em seu portfólio com peças para o sistema de freio, como pastilhas,  e sapatas de freio. Com alta aderência mesmo em situações extremas, as sapatas de freio Nakata apresentam baixo nível de ruído e atendem a 85% dos veículos da frota.

Os últimos lançamentos atendem os veículos Iveco Daily 35, 45 e 55, de 2008 a 2019, com exceção do minibus; Iveco Daily City 70, de 2006 a 2019; Volkswagen Fox, Gol, Spacefox, UP! e Voyage, de 2013 a 2020; Fiat Toro 2.0, de 2016 a 2020; entre outros.

Para conferir o portfólio de produtos para acessar o catálogo eletrônico (https://www.catalogonakata.com.br/).

(Fonte:Assessoria de imprensa)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas noticias

Carteira Digital de Trânsito agora permite pagamento de multas com 40% de desconto

Aplicativo CDT incorpora Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) e vai centralizar todos...

A Kennametal apresenta a fresa de faceamento KCFM™ 45

A nova fresa de faceamento para acabamento fino em aplicações de ferro...
Previous
Next

FAEMG lança conta digital para o agronegócio

A FAEMG está lançando a primeira conta digital do Agronegócio. O lançamento será amanhã, 22...

TMF inova e apresenta fertilizante Force Pasto

Desenvolvido especialmente para pastagens, o TMF Force Pasto possibilita, com uma única...

Mais Lidas

Você também pode gostar deRELATED
Recomendamos para você