Sindiveg lança novo módulo de curso on-line gratuito sobre manejo fitossanitário

Sindiveg lança novo módulo de curso on-line gratuito sobre manejo fitossanitárioSindiveg lança novo módulo de curso on-line gratuito sobre manejo fitossanitário

Iniciativa aborda as boas práticas para a gestão adequada dos cultivos agrícolas

Alinhado à constante evolução do setor de defensivos agrícolas, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) lança em sua plataforma gratuita de treinamentos on-line o módulo “Manejo Fitossanitário”, desenvolvido em colaboração com o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Laércio Zambolim. Este é o quarto curso oferecido, que já tem disponíveis os temas “Uso correto e seguro”, “Boas práticas na relação Agricultura e Apicultura” e “Aplicador legal”.

Sindiveg lança novo módulo de curso on-line gratuito sobre manejo fitossanitário

O novo módulo aborda ações que devem ser planejadas antes do plantio dos produtos agrícolas, visando o emprego de táticas de controle baseadas em uma estratégia focada em análises de custo/benefício, que mostrem o retorno econômico.

“O curso é de extrema importância para todos os elos do desenvolvimento agrícola nacional, como produtores, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, biólogos e empresários ao oferecer uma visão holística de todo o sistema produtivo e de diferentes culturas”, detalha Zambolim.

Para o professor, com mais de 50 anos de atuação no agronegócio, a iniciativa proporciona noções de preservação ambiental e produção alicerçada na qualidade dos resultados. “É o suporte perfeito para repensar, estudar e aplicar mudanças na forma de lidar com o campo, com foco no planejamento e na gestão das propriedades, pois sem esses dois fatores, não há possibilidade de sucesso, principalmente aos pequenos e médios profissionais desse mercado. A estratégia deve estar sempre em primeiro lugar”, afirma.

Em prol do futuro da agricultura

Como explica o gerente de Assuntos Regulatórios do Sindiveg, Fábio Kagi, o objetivo do Sindicato em lançar o módulo leva em consideração as mudanças práticas enfrentadas pela agricultura atual: “É cada vez mais importante que a produção de alimentos reforce continuamente os preceitos de saudabilidade e sustentabilidade e que proteja a fauna e flora locais, com atenção redobrada à saúde de todos”, destaca.

Para auxiliar os produtores neste cenário, o curso oferece conteúdo para a implantação das diferentes culturas no campo ao tratar do tempo de ciclo, riscos e adversidades, condições de armazenamento, experiência e conhecimento produtivo, sustentabilidade e a importância do apoio técnico e assistência especializada.

“Ao longo do módulo também são abordadas as características e diferenciais dos locais de plantio, como topografia, drenagem, exposição solar, problemas fitossanitários, infraestrutura, impacto ambiental e aspectos legais e regulatórios. Tudo isso para que o produtor possa, de fato, otimizar sua produção e esteja alinhado às novas diretrizes do mercado”, frisa Kagi.

O material também instrui sobre a importância do manejo integrado das pragas, ao possibilitar acesso a informações sobre processos de planejamento, prevenção, análises laboratoriais, monitoramento, gerenciamento, controle e reavaliação das ações empregadas.

“A escolha do tipo de cultura é uma decisão estratégica e crucial para o sucesso da atividade agrícola. Por isso, diversos fatores precisam ser cuidadosamente considerados antes de tomar decisões em prol da produção, como elucida esse módulo, disponível para todos os produtores e interessados no tema”, afirma o gerente.

Cursos com certificado

O Sindiveg criou a plataforma de cursos ao perceber a crescente demanda global por segurança alimentar, com o objetivo de ensinar sobre as boas práticas na aplicação de defensivos agrícolas para uma produção eficiente, segura e sustentável de alimentos. Os quatro módulos atualmente disponíveis são direcionados a agricultores, apicultores e demais elos da cadeia produtiva agrícola, que ao final do curso recebem certificados de realização.

O curso “Uso correto e seguro” aborda as “regras de ouro” para a pulverização eficiente e sustentável dos defensivos, passando também pelos processos de aquisição, transporte e armazenamento, limites máximos de resíduos, aviação agrícola e perigos de produtos ilegais.

Já o curso “Boas práticas na relação Agricultura e Apicultura” sintetiza como a agricultura brasileira possui inúmeros benefícios quando adota um tipo de manejo que preserva as abelhas e ressalta, com exemplos de ferramentas técnicas, a importância dessa relação.

O módulo “Aplicador Legal” é um treinamento focado na capacitação do trabalhador quanto ao uso correto e seguro de defensivos agrícolas e habilitação ao exercício da atividade, já que também concede o registro de aplicador de defensivos agrícolas e afins nos Órgãos de Agricultura dos Estados e do Distrito Federal, conforme previsto no Programa Nacional de Habilitação de Aplicadores de Agrotóxicos (Aplicador Legal) – oriundo do Decreto nº 10.833/2021.

Acesse o site e conheça a plataforma e todos os cursos oferecidos pelo Sindicato.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Com fábrica de fertilizantes 100% automatizada, BP Bunge projeta ganhos de produtividade e redução de custos Planta inaugurada na unidade Moema (SP) é focada
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!