Sistema de monitoramento para caminhões reduz em 90% episódios de fadiga e distrações entre motoristas
Desenvolvido pela Air Liquide, o processo utiliza equipamentos dotados de inteligência artificial que transmitem alertas para torre de controle
A Air Liquide, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, desenvolveu um processo de monitoramento para suas operações de transporte de gases medicinais e industriais, que abrange o Brasil e mais quatro países latino-americanos: Argentina, Chile, Uruguai e República Dominicana.
Conhecido como “Torre de Controle de Road Safety”, o processo consiste na instalação de equipamentos dotados de inteligência artificial nos veículos que identificam sinais de fadiga e distrações dos motoristas e transmitem alertas à Torre de Controle onde são avaliados 24h por dia pela equipe de monitoramento, que é responsável pela atuação imediata em situações que apresentem algum tipo de risco iminente, chegando ao ponto de efetivamente interromper uma viagem, para garantir a segurança do condutor e dos outros usuários de vias e rodovias.
Em dois anos de implantação, o sistema já colhe resultados significativos no Brasil, com a redução de mais de 90% nos registros de fadiga e distração entre os motoristas que fazem o transporte dos insumos produzidos pela companhia. São aproximadamente 950 veículos e 1000 condutores monitorados, que somadas suas viagens acumulam mais de 153 mil quilômetros rodados diariamente e mais de 55 milhões de quilômetros ao longo de um ano, o que corresponde a quase quatro voltas diárias ao redor do mundo.
O monitoramento é realizado 24 horas por dia, a partir da central instalada em uma unidade da Air Liquide na cidade de São Paulo (SP). A tecnologia embarcada abrange a instalação de câmeras, sensores e computadores nos caminhões que atendem a empresa, sejam eles próprios ou de transportadoras parceiras. Valendo-se dos recursos de inteligência artificial, esses dispositivos “leem” sinais que possam identificar distração ou cansaço do motorista, como piscadas, bocejos e outras alterações corporais que possam apontar possível alteração do padrão de alerta que o condutor deve manter à direção.
A central de monitoramento, Torre de Controle, recebe as informações geradas pelas câmeras instaladas nos caminhões avalia caso a caso e, para cada situação, é adotado um protocolo, como por exemplo: envio de áudio utilizando a tecnologia da Torre de Controle para o motorista, Informando o desvio e orientá-lo a retomar a atenção ou parar o veículo em local seguro, se for o caso; e solicitando para que o condutor entre em contato com o seu supervisor; e, na impossibilidade de parar imediatamente, a equipe da Torre de Controle realiza o acompanhamento ativo do veículo e aplica medidas protetivas, caso necessário, até que o veículo esteja parado num local seguro.
As ações do projeto também incluem conversas com os motoristas, treinamentos direcionados, encaminhamento para atendimento médico, premiação aos melhores condutores, entre outras iniciativas voltadas ao cuidado e bem-estar desses profissionais.
“A segurança dos nossos colaboradores e operações é sempre prioridade, tanto que está presente em nossos planejamentos estratégicos, inclusive o atual, que tem como um de seus pilares o ‘Agir por Todos’. Quando cuidamos da segurança dos nossos motoristas, os benefícios não se restringem apenas a eles, mas se estendem também às famílias, comunidades e aos nossos clientes e parceiros” afirma Pedro Silva, diretor do Sistema de Gestão Industrial e Segurança.