SLC celebra 80 anos de trajetória com legado de inovação e liderança no agronegócio brasileiro e lança nova marca

 

SLC celebra 80 anos de trajetória com legado de inovação e liderança no agronegócio brasileiro e lança nova marca

Grupo gaúcho que revolucionou o setor agrícola mantém compromisso com a sustentabilidade e a tecnologia

SLC celebra 80 anos de trajetória com legado de inovação e liderança no agronegócio brasileiro e lança nova marca
Vice-Presidente da SLC, Jorge Luiz Logemann, Presidente da SLC, Eduardo Logemann.

No dia 14 de junho, a SLC comemorou 80 anos de uma trajetória marcada por inovação, crescimento sustentável e contribuição decisiva para a evolução do agronegócio no Brasil. Fundada em 1945, no município de Horizontina (RS), a empresa consolidou-se como uma das principais referências do setor agrícola nacional. Para marcar as oito décadas de atuação, a SLC está lançando sua nova marca, com o slogan “Cultivar e Evoluir” e os pilares “sabedoria, liderança e confiança”.

Atualmente, a SLC está formada pelas seguintes empresas: SLC Agrícola, que possui 23 fazendas, localizadas em sete estados brasileiros e atua na produção de commodities agrícolas; a SLC Máquinas, que conta com 22 unidades de negócios e atua na comercialização de máquinas agrícolas e nas linhas de construção e pavimentação; Instituto SLC, responsável pelas ações sociais do grupo; Fundação SLC, responsável pelos benefícios dos colaboradores e SLC Participaçõesholding que administra o grupo.

Nova marca
Um dos momentos marcantes dos 80 anos da SLC é a divulgação da nova marca do grupo, que substitui o logotipo atual, criado em 2001. Desde o início de sua história, a marca da SLC reflete a solidez, a inovação e o compromisso da companhia com o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro.

A nova marca da SLC, desenvolvida pela empresa John & Hackmann Co. busca preservar a essência da SLC, mas também significar uma evolução estratégica. O novo slogan da SLC é “Cultivar e Evoluir”, reforçando que os pilares da nova marca são “sabedoria, liderança e confiança”.

“Ao longo desses 80 anos, a SLC passou por diversas fases e precisou se reinventar muitas vezes. No final do ano passado, concluímos que era o momento de nos reinventarmos mais uma vez, de nos prepararmos para a celebração dos 80 anos, mas também de pensar nos próximos 80 anos. Então, embarcamos em um projeto voltado a, mais uma vez, renovar a marca corporativa da SLC”, declara Frederico Logemann, Head de Inovação e de Planejamento da Estratégia da SLC Agrícola.

História
A história da SLC começou em Horizontina (RS), no Noroeste do Rio Grande do Sul, em um pequeno galpão anexo à casa da família Logemann, com foco inicial no beneficiamento de madeira, moagem de grãos e manutenção de máquinas agrícolas. Dois anos após sua fundação, a empresa passou a dedicar-se à produção de implementos e, em 1965, fabricou a primeira colheitadeira automotriz do Brasil – a SLC-65 A –, marcando um ponto de virada na mecanização agrícola nacional.

Durante as décadas seguintes, a SLC consolidou sua atuação industrial, fundou a SLC Agrícola em 1977 e firmou, em 1979, uma joint venture com a norte-americana John Deere, que perdurou até o fim dos anos 1990. O início da expansão da SLC Agrícola para o Cerrado brasileiro nos anos 1980 e a condução estratégica da segunda geração da família Logemann foram fundamentais para o avanço do grupo.

Já nos anos 2000, a companhia redirecionou seu foco exclusivamente para a agricultura, movimento que culminou, em 2007, com a abertura de capital da SLC Agrícola, uma das pioneiras do setor na Bolsa de Valores. A partir daí, a empresa intensificou sua expansão, investindo em novas tecnologias, práticas sustentáveis e aquisições estratégicas.

Nos últimos anos, a SLC ampliou ainda mais sua presença nacional. Destaques incluem a criação da SLC Sementes (2018), a transformação da SLC Comercial em SLC Máquinas (2019), a fundação do Instituto SLC voltado à educação e responsabilidade social, e a incorporação de novos ativos como a Terra Santa, a Agrícola Xingu e, mais recentemente, a Sierentz – aquisição anunciada no início de 2025 que deve elevar a área cultivada para mais de 830 mil hectares na safra 2025/2026. Em 2023, a SLC Máquinas adquiriu a empresa Verdes Vales e ampliou sua área de atuação no Rio Grande do Sul para mais de 400 municípios.

Baseada em inovação, sustentabilidade e governança, a SLC mantém seu compromisso de contribuir para um agronegócio mais eficiente, tecnológico e responsável. Sob a liderança da terceira geração da família Logemann — representada por Eduardo, Jorge Luiz, Marcelo, Ana e Elisabeth Logemann —, o grupo reforça seus valores fundadores ao mesmo tempo em que projeta o futuro com ambição e propósito. “Essas oito décadas também nos levam a refletir sobre o futuro. A SLC está firmemente comprometida em continuar liderando transformações no agronegócio brasileiro, promovendo práticas sustentáveis, investindo em tecnologia e expandindo nossas fronteiras. Estamos cientes de que o mundo enfrenta desafios crescentes na produção de alimentos, e cabe a nós, como protagonistas, desempenhar um papel ainda mais relevante na solução desses desafios”, afirma Eduardo Logemann, Presidente da SLC.

“Celebrar 80 anos é muito mais do que contar o tempo — é honrar cada pessoa que fez parte dessa história. É reconhecer que nosso maior patrimônio sempre foram as mãos e os corações que nos ajudaram a construir esse caminho. São elas que carregam nossos valores, que impulsionam nossas decisões, que dão sentido ao nosso propósito”, reforça Jorge Luiz Logemann, Vice-Presidente da SLC.

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades