SolaX Power lança assistente virtual para atendimento técnico imediato a profissionais de energia solar

O pós-venda é uma das ‘principais dores’ no mercado de energia solar e armazenamento de energia. E foi justamente para minimizar os desafios vivenciados pelos profissionais que lidam diariamente com esse desafio, que a SolaX Power lança a SolaXia – uma das primeiras assistentes virtuais de Inteligência Artificial para oferecer suporte técnico e comercial aos seus clientes.
Desenvolvida pela empresa Renew Energia, a plataforma reúne todo o conhecimento técnico da multinacional voltado às linhas de inversores híbridos, microinversores, BESS comerciais e baterias de alta performance, para garantir um atendimento com eficiência e rapidez 24 horas por dia, 7 dias na semana. Foi projetada para atuar como uma ponte entre o fabricante, os distribuidores e os instaladores.
“Em via de regra, o pós-vendas das distribuidoras de equipamentos e dos próprios fabricantes é o calcanhar de aquiles do setor. Por isso, ter uma plataforma que resolve essa dor sem ter que aguardar o horário comercial é um avanço significativo e um diferencial que até agora eu não vi no Brasil e nem nos EUA, onde também tenho empresa de energia solar”, enfatiza Eduardo Nicol, CEO da RENEW Energia.
E completa: “Toda a metodologia de treinamento da IA generativa foi desenvolvida internamente com foco na humanização do atendimento, tornando a SolaXia o mais próximo possível da linguagem natural. Esses assistentes inteligentes estão sendo treinados para assumir características cada vez mais humanizadas — a ponto de já ser difícil saber se você está falando com um humano ou não, por isso já estão redefinindo o atendimento ao cliente”.
O objetivo da plataforma é oferecer relatórios de performance de usinas, análises de contas de energia e suporte proativo baseado em dados reais de operação. Dentre os principais suportes da SolaXia, estão:
- Esclarecimento de dúvidas técnicas:respostas rápidas sobre especificações de produtos, funcionalidades e capacidades;
 - Apoio no pré-dimensionamento e projetos:auxílio na escolha dos equipamentos certos para cada necessidade energética;
 - Facilitação de contato comercial:conectar clientes e distribuidores oficiais de forma prática e personalizada;
 - Suporte na decisão de compra:enfatizar benefícios e diferenciais dos produtos SolaX;
 - Melhoria da experiência do cliente:atendimento profissional, humanizado e centrado em resultados.
 
Gilberto Camargos, diretor-executivo da Solax Power no Brasil, enfatiza que “a SolaXiA une tecnologia e eficiência para simplificar o acesso às informações da SolaX, além de reduzir os chamados e visitas técnicas, já que soluções simples poderão ser resolvidas na hora, bem como auxiliar os integradores a realizar instalações mais rápidas e assertivas. Dessa forma, é possível proporcionar excelência no atendimento ao cliente, minimizar os ruídos no acesso às informações e a disseminação de informações equivocadas sobre nossas soluções”.
E completa: “A plataforma representa um avanço significativo na forma como fabricantes de equipamentos solares se relacionam com o mercado, pois democratiza o acesso ao conhecimento técnico e comercial de forma instantânea e confiável”, conclui o executivo.
Quer conhecer a SolaXiA?
Para ter acesso à plataforma basta enviar um “olá” para a SOLAXiA pelo WhatsApp +55 34 9152-9708. Depois que ela se apresentar, você poderá interagir por mensagens de texto ou voz.
Aassistente virtual está programada para responder em português, espanhol e inglês, mas pode ser facilmente adaptada para outras línguas — como mandarim, alemão ou qualquer outro idioma do planeta.

									 
					




