Solo saudável é o primeiro passo para colheitas mais produtivas e sustentáveis
Especialista compartilha informações sobre manejo e tecnologias para ajudar o produtor nas próximas safras
Construir um solo saudável é um dos principais desafios e, ao mesmo tempo, um dos maiores aliados do produtor rural para obter colheitas mais produtivas. Ele deve reunir características importantes como boa estrutura física, capacidade equilibrada de retenção e drenagem de água, alta atividade biológica, presença adequada de matéria orgânica e nutrientes, pH correto e baixa presença de contaminantes. Essas condições criam um ambiente favorável ao desenvolvimento radicular, permitindo que as plantas explorem melhor os recursos disponíveis.
De acordo com Diego Braga, Consultor de Desenvolvimento de Mercado da Conceito Agrícola, um solo equilibrado influencia diretamente a fase inicial da lavoura. “Um solo saudável fornece condições ideais para a germinação e o estabelecimento das sementes, favorecendo a expressão do seu potencial genético e promovendo maior vigor inicial das plantas”, destaca. No entanto, o especialista alerta que ainda há erros recorrentes que comprometem o resultado positivo. “Uso excessivo e inadequado de fertilizantes químicos e defensivos agrícolas, compactação do solo causada por tráfego de maquinários pesados, manejo inadequado no preparo, ausência de rotação de culturas, queima de resíduos culturais e baixa reposição de matéria orgânica são os principais”, reforça Braga.
Com a soja, próxima cultura de sucessão, o cuidado com o solo deve ser redobrado. Para garantir uma safra produtiva é fundamental realizar análise para correção de nutrientes, manter a cobertura do solo com palhada para evitar erosão, realizar rotação e sucessão adequadas para manter o equilíbrio nutricional e monitorar a compactação, assegurando condições ideais para o desenvolvimento radicular.
O produtor também pode contar com tecnologias que auxiliam na preservação e recuperação da saúde do solo, como sensores de umidade e pH, análise de microbioma, mapas de produtividade para manejo localizado, técnicas de agricultura de precisão, além de biofertilizantes e inoculantes microbianos. “Investir na saúde do solo é fundamental para garantir sustentabilidade, produtividade e rentabilidade. O Grupo Conceito tem o compromisso de apoiar o produtor com conhecimento e tecnologias, promovendo solos biologicamente ativos e produtivos, que assegurem sistemas agrícolas mais eficientes e sustentáveis”, conclui Braga.