Startup quer faturar R$ 1 milhão por mês com solução em IoT para gestão de canteiros de obras e plantas industriais

Startup quer faturar R$ 1 milhão por mês com solução em IoT para gestão de canteiros de obras e plantas industriais

Trackfy, da Bahia, desenvolve dispositivo acoplado em capacetes e crachás dos trabalhadores, que emitem dados em tempo real sobre localização, estado de alerta e movimentação nas unidades, melhorando a segurança nesses ambientes

Startup quer faturar R$ 1 milhão por mês com solução em IoT para gestão de canteiros de obras e plantas industriais

Uma startup criada em Salvador, que, em menos de dois anos de vida já expandiu para São Paulo, desenvolveu uma solução tecnológica que está ajudando grandes indústrias e empreiteiras do Brasil a melhorarem a gestão de seus canteiros e plantas, aprimorando também a segurança e bem-estar dos operários. Trata-se da Trackfy Tecnologia, que vê seu faturamento dobrar anualmente entre 2021 e 2023 e pretende seguir nesse ritmo de crescimento para alcançar a marca de R$ 1 milhão por mês de receitas.

Tendo em vista pautas como Neoindustrialização, competividade do Brasil e Indústria 5.0, a inovação vem atraindo mega corporações da indústria e da construção civil e está literalmente na cabeça e no peito dos trabalhadores. Ela consiste em dispositivos acoplados nos capacetes e crachás dos funcionários, emitindo em tempo real dados e informações para uma plataforma em nuvem. A solução utiliza recursos como internet das coisas (IoT), análise de dados (data analytics) e algoritmos inteligentes, para transformar a visão do chão de fábrica em informação aos gestores.

Startup quer faturar R$ 1 milhão por mês com solução em IoT para gestão de canteiros de obras e plantas industriais
Time da Trackfy

Com a tecnologia da Trackfy, as empresas conseguem identificar oportunidades de melhoria nas operações, planejamento e bem-estar dos operários, entraves à produtividade e pontos de riscos nesses ambientes. Quantas pessoas estão nessas unidades e onde exatamente; a distância percorrida e o tempo que levam para se deslocar até seus postos de trabalho; alertas de segurança em caso de mal estar do trabalhador ou necessidade de atuação do time de emergência, entre outras funcionalidades, fornecem diagnósticos precisos a esses gestores, conforme explica o CEO da startup, Túlio Cerviño.

“Percebemos que, apesar de toda a complexidade de canteiros de obras e plantas industriais, a gestão atual de execução de atividades ainda é totalmente feita por observações oculares e apontamentos manuais. Isso leva a uma falta de dados e visibilidade das atividades de campo que acarretam em um ambiente muitas vezes hostil e desafiador aos trabalhadores e gestores , que por sua vez, traz às empresas grandes perdas financeiras, baixa produtividade, inefetividade do planejamento e falta de conformidade na execução de atividades”, assinala o executivo.

Ainda de acordo com Cerviño, ao estar acoplado a itens do uniforme dos operários (capacete ou crachá), o dispositivo permite à equipe de segurança localizar se o trabalhador está em um ponto sob ameaça de acidente ou mesmo já sob um sinistro iminente. Desse modo, consegue tomar decisões proativas e agir para rapidamente tirar as pessoas da zona ou situação de risco. O CEO da Trackfy ressalva que esse acompanhamento é feito em conformidade com todas as leis aplicáveis, de forma anônima e exclusivamente para fins de gestão operacional. “Assim, não há infração à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nem a legislações trabalhistas, todas as restrições desses dispositivos legais são rigorosamente observadas, visto que o nosso foco sempre está primeiramente em melhorar a segurança e o bem estar dos trabalhadores”, afirma.

NDICADORES APONTAM RESULTADOS

Indicadores alcançados entre as empresas clientes ilustram os resultados proporcionados pela tecnologia. Na indústria, o uso da solução reduziu em 30% o tempo de evacuações de emergência; ainda, diminuiu em 33% o tempo de deslocamentos dos operários na planta, até seu posto de trabalho.

O Sistema Trackfy têm conseguido mostrar, através dos seus dados e inteligência, que a tão sonhada melhoria na execução de atividades está sempre na melhoria dos processos e organização do ambiente fabril, além de andar de mãos dadas com o bem-estar dos colaboradores. Já houve casos em que o sistema identificou que trabalhadores se deslocavam, em média, cerca de 3 km por dia dentro de uma área industrial, dedicando horas diárias a esta disciplina. Com pequenas ações e organizações da empresa, foi possível melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, reduzindo a exposição dos mesmos a este deslocamento, enquanto que o tempo dedicado à execução dos serviços planejados, de fato, foi consideravelmente otimizado.

“O melhor de tudo isso, é que com o nosso sistema, o ciclo entre identificar, agir e avaliar o resultado ocorre em questão de dias ou semanas, algo que antes demorava meses ou até anos”, destaca o CEO. “Outra consequência: um aumento de 17% da produtividade geral das equipes de execução, redução de 25% no tempo médio de retirada das permissões de trabalho e maior assertividade no planejamento”, completa.

Nos canteiros da construção civil, alcançou-se redução de 20% de deslocamentos, aumento de 15% na produtividade geral das equipes e, por tabela, diminuição de 10% a 15% no tempo de obra estimado. “Com três meses de uso da solução o cronograma estrutural da obra passou de dois meses de atraso para duas semanas de adiantamento, em relação ao planejamento”.

CORPORAÇÕES ATENDIDAS

A solução da Trackfy é utilizada hoje por grandes players nos segmentos de Química, Petroquímica, Siderurgia, Mineração e Agro, podendo ser citados corporações como Bayer, Tronox e Grupo Kallas, entre outros grandes nomes. As empresas dos polos industriais de Camaçari (BA), Vale do Aço (MG), Cubatão (SP) e Mauá (SP) estão entre os principais focos de mercado da startup, atualmente.

Gestores da Tronox, produtora de pigmento de dióxido de titânio, ressaltam a melhoria de segurança proporcionada pela tecnologia da Trackfy. O consultor de Segurança e Meio Ambiente da fábrica em Camaçari, Vilmar Oliveira, lembra que antes, em uma necessidade de retirada de trabalhadores da planta, a checagem era feita manualmente, por listas de chamada, “o que era algo muito atrasado”. Hoje, em caso de evasão, em tempo real, sabe-se se todos foram retirados da zona de perigo, muito mais rapidamente e, ainda elimina-se a necessidade de retorno das equipes de brigada às areas de risco, o que pode ser o detalhe crucial para se preservar vidas nestas situações de risco.

Por sua vez, o gestor de Segurança, Qualidade e Meio Ambiente da Tronox na unidade baiana, Mário Bernardo, sublinha que a solução da Trackfy faz a indústria superar um dos principais obstáculos em suas operações. “Qual é a maior dificuldade que uma grande empresa, uma indústria tem? É cuidar das pessoas que estão dentro da sua unidade. Saber e identificar onde as pessoas estão trabalhando e se elas estão bem. É uma das grandes necessidades que as organizações têm, para melhorar as condições de segurança dos trabalhadores e otimizar as suas execuções de campo”.

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