Steel Frame traz inovação à obra de ampliação do Colégio Erasto Gaertner

Steel Frame traz inovação à obra de ampliação do Colégio Erasto Gaertner

CUMMINS INC
A/C LAIS MOTIN- GERENTE DE MARKETING E COMUNICAÇÃO
R. JATI, 310
GUARULHOS- SP
CEP: 07180-900

A ampliação exigia um cálculo estrutural minucioso, viabilizado pela tecnologia Steel Framing, que atendia aos requisitos técnicos relativos ao desempenho estrutural e tempo de realização da obra

A Barbieri do Brasil, indústria especializada na fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e light steel framing na América Latina, participou de mais uma parceria sócio educacional. Desta vez, procurada pela DKF Construção para ser uma das empresas fornecedoras de materiais para instalação de uma laje seca em aço, integrando uma obra no Colégio Erasto Gaertner, localizado no bairro Boqueirão, em Curitiba (PR). O projeto foi assinado pelo engenheiro Osvaldo Marques, da Dafis Engenharia, que desenhou  o projeto e, em parceria com Fernando Dück, da DKF Construção Seca, realizaram o cálculo estrutural.

De acordo com Dück, para esta  laje, foram utilizados perfis especiais da Barbieri e peças de 140mm. Já o restante do aço, instalado nas paredes e na estrutura do telhado em frame cut, industrializado e cortado, foram fornecidos pela Araucária perfis. Outros fornecedores são a Proforte, que disponibilizou a placa cimentícia e membrana, além do sistema de base coat e o OSB. Já as chapas de gesso acartonado, são da Montare, uma revedendora da Knauf Brasil. “Para execução da obra, além dessas empresas parceiras, nós temos fornecedores de telhas e outros, como a REFORM-RE.4.ME, que executou esta obra não só com a instalação da parte seca, mas do sistema como um todo”, comentou.

Além do tempo, segundo Dück, o Steel Framing era o mais indicado por conta da estrutura do local. “O pavimento térreo possuía projetos diferentes, com ampliações e construções realizadas em diferentes períodos. Sendo assim, não tinha um cálculo estrutural para avaliarmos qual obra poderia ser feita. No entanto, a carga sobre o pavimento suportaria o steel framing, garantindo mais segurança e qualidade no serviço”, comentou.

Além disso, a Barbieri desempenhou papel fundamental no cumprimento do prazo da obra por fornecer perfis de alma maior, ou seja, com altura maior, de padrão internacional. “Esse tipo de material é essencial para obras que precisam ser finalizadas em curto espaço de tempo, pois elimina a utilização de treliças e de uma série de perfis menores e recortados que demandam muito tempo de execução. Com isso, o steel framing Barbieri permitiu a peça instalada já pronta, capaz de suportar as exigências estruturais e redução de tempo no processo de montagem entre 80% a 90%”, explicou André Rossi, gerente de desenvolvimento e novos negócios da Barbieri do Brasil.

Sobre a realização da obra, Dück explica que foi realizada uma regularização do piso, aplicando uma estrutura seca com os perfis de aço da Barbieri para executar esta laje sobre o pavimento térreo. “A carga de Steel Framing foi distribuída sobre as paredes desta laje para conectá-la com o nível de outra construção, a qual serviria de acesso para esse novo pavimento. A nova laje ficou elevada em aproximadamente 1 metro de altura, e sobre ela foram executadas paredes para a construção das salas, que contam com Steel Framing em toda a estrutura e cobertura”.

Steel Frame traz inovação à obra de ampliação do Colégio Erasto Gaertner

Além desta estrutura interna, a cobertura, segundo Dück, contou com revestimento externo com chapas de OSB, membrana, placa cimentícia e textura, disponibilizado pelas empresas parceiras. “As paredes internas receberam isolamento térmico e acústico em Lã de Pet. O fechamento foi feito com chapa OSB e drywall, forro em drywall, lead patch como isolamento por baixo e ainda um forro modular para criar um espaço tanto de acústica quanto para o acesso à parte técnica”, destaca o coordenador de obras.

André Rossi, gerente de desenvolvimento e novos negócios da Barbieri do Brasil, destacou que a tecnologia Steel Framing é um sistema de construção que desponta como uma evolução da construção civil atual, já que além da tecnologia e eficiência, ela aborda questões ambientais e econômicas. “Antes de realizar uma obra com esta tecnologia, é importante realizar um estudo no local tanto para entender e conhecer esse sistema, suas etapas, métodos e técnicas, ampliar os conhecimentos como também para promover melhorias e adaptações nesse sistema, difundindo-o cada vez mais”, ressaltou.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Ferrovia de MT é responsável por 62,1% do saldo de empregos em infraestrutura no estado no 1º tri de 2024
Ferrovia de MT é responsável por 62,1% do saldo de empregos em infraestrutura no estado no 1º tri de 2024 Ao todo, o saldo
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!