SteelCorp anuncia construção de 500 casas para famílias no Rio Grande do Sul
Projeto contará com apoio do Instituto Mulher em Construção para formar trabalhadoras e garantir emprego e renda às famílias
O Grupo SteelCorp, empresa do setor de construção industrializada no Brasil, anuncia a construção de 500 casas destinadas a abrigar as vítimas das enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no início de maio. Esta ação, em parceria com a ONG Movimento União BR, hub de urgências, envolve a iniciativa privada e a sociedade civil, além do poder público, e visa atender mais de meio milhão de pessoas desalojadas, conforme dados recentes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.
A técnica de construção escolhida é o Light Steel Frame, na qual o Grupo SteelCorp é especializado no Brasil. Ela utiliza estrutura de aço galvanizado em vez de tijolos e concreto, garantindo um processo 100% em conformidade com as práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança), sem resíduos e sem umidade ou mofo. As unidades habitacionais, que serão 100% doadas, possuem um custo estimado de R$ 110 mil cada. O valor para fabricação das casas foi alcançado com com ajuda de diversas empresas que se mobilizaram e se comprometeram com a doação de insumos necessários para a construção das mesmas.
Geração de Emprego e Renda
A entrega da SteelCorp inclui a construção de uma fábrica temporária no campus da ULBRA (Universidade Luterana do Brasil), onde o Instituto Mulher em Construção irá capacitar a mão de obra local com foco em mulheres, que farão parte do projeto realizando 40% do acabamento e a finalização das casas. As partes pré-fabricadas serão, então, montadas nos terrenos doados pelo Governo do Estado, que também indicará as famílias beneficiadas através de cadastros locais de assistência social.
“Com nossa metodologia de construção industrializada, conseguiremos ajudar a reconstruir o Rio Grande do Sul com rapidez”, afirma Roberto Justus, CEO da SteelCorp. “Nosso método permite uma construção eficiente e sustentável, reduzindo drasticamente o tempo necessário para erguer as unidades habitacionais”, explica.
“Ao capacitar as mulheres desabrigadas para participar do processo de construção, estamos criando oportunidades de emprego e desenvolvimento pessoal para elas. Este projeto é um exemplo de como a inovação e a responsabilidade social podem andar de mãos dadas, trazendo benefícios reais e duradouros para a comunidade”, destaca Justus.
Para engajar ainda mais o público e angariar doações, um protótipo da casa será exibido na Leroy Merlin da Marginal Tietê, em São Paulo, proporcionando aos visitantes uma visão do projeto e incentivando a contribuição. Além disso, o União BR lançará um financiamento coletivo em plataforma digital para permitir que pessoas físicas também apoiem a iniciativa.
A união de forças entre SteelCorp, União BR, Ulbra e diversas empresas e entidades é um exemplo de como a colaboração pode transformar realidades, trazendo esperança e dignidade às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.