Sto Brasil participa do Fórum da Inovação da Construção Civil

Engenheiro William Medeiros, executivo da multinacional alemã, irá abordar a questão das normas vigentes e qual a melhor maneira de avaliar fornecedores
Criado em 2014, o Fórum da Inovação surgiu por meio de uma parceria entre o Sinduscon-RS e o itt Performance, da Unisinos, que com o intuito de estimular a inovação tecnológica na construção civil, realizam encontros mensais nos quais são abordados assuntos relevantes no setor, contando sempre com a participação de referências no assunto e cases de empresas.
No próximo dia 31 de maio, um dos convidados participantes do encontro é o Eng. William Medeiros, Gerente Técnico, Comercial e de Marketing da Sto Brasil. A solicitação do grupo de engenheiros e arquitetos encabeçados pelo Sinduscon-RS manifestou dificuldades na avaliação dos fornecedores e os melhores sistemas de pintura para fachadas de edifícios na sua região, principalmente devido à grande variedade de fabricantes de tintas e poucas normas vigentes.
“A proposta da Sto é trazer para o Fórum sua experiência centenária na fabricação de revestimentos com base em normas internacionais, apresentando quais são as características dos seus produtos que atendem essas normas e quais as experiências no mercado brasileiro que podem atender os requisitos de desempenho, considerando a atual norma e a recentemente publicada norma de garantias – NBR 17170 -, com base nos recentes avanços de metodologia de avaliação de texturas”, explica William.
O executivo irá ilustrar isso com base no uso do QUV, uma câmara de intemperismo acelerado que simula as condições de exposição do revestimento das fachadas ao ar livre, a fim de comprovar a durabilidade dos materiais, bem como a fotodegradação, perda de brilho, mudança de cor, fissuras e outros danos causados pela exposição a intempéries. “Utilizamos esse equipamento em nosso laboratório para testar tanto nossos produtos quanto outros disponíveis no mercado, obtendo assim um laudo técnico para comprovar durabilidade dos produtos testados”, conta William.
Outro tópico que será abordado para detalhar as questões de normas técnicas é a participação da Sto nos Programas Setoriais de Qualidade. O PSQ de tintas imobiliárias e complementos estimula as indústrias de materiais de construção a respeitar as normas brasileiras vigentes, e por esse motivo a multinacional tem uma lista de produtos credenciada no programa. Mais do que isso, William discorrerá também sobre as linhas de tintas importadas, desenvolvidas pelo Sto IQ – Intelligent Technology, área de Sto que desenvolve produtos com base na biônica e cria produtos com funcionalidade e desempenho superior.
“Com base em nossa experiência de mercado nacional e internacional, esperamos poder auxiliar o grupo de profissionais que fazem parte de grandes incorporadores e construtoras regionais sobre como fazer a melhor avaliação e escolha de fornecedores e produtos com base em requisitos técnicos”, finaliza o executivo.






