StoTherm: referência em eficiência energética na construção sustentável
Sistema de isolamento consagrado há mais de uma década reduz significativamente o consumo energético e emissões de carbono em edificações
Pioneira tecnológica, Sto materializa seu princípio “Construir com Consciência” por meio de soluções que harmonizam inovação técnica e responsabilidade ambiental – Foto: © Martin Baitinger, Böblingen, DE
A Sto, líder mundial em revestimentos para edificações, destaca sua consolidada linha StoTherm como referência no enfrentamento dos desafios climáticos do setor da construção civil. Com uma trajetória de sucesso que ultrapassa 180 anos no mundo e mais de 10 anos no mercado brasileiro e respaldada por 60 anos de expertise da empresa em sistemas de isolamento térmico, StoTherm continua sendo a escolha preferencial de arquitetos e construtores que buscam soluções que equilibram eficiência energética, durabilidade e desempenho e estética versátil.
“Um revestimento de edifício energeticamente eficiente é a base fundamental para qualquer estratégia de descarbonização no ambiente construído”, explica William Medeiros, Diretor Técnico, Comercial e Marketing da Sto Brasil. Os sistemas StoTherm, consagrados pela sua eficácia comprovada em campo, atuam criando barreiras térmicas que minimizam perdas de calor no inverno e ganhos de temperatura indesejados no verão.
Benefícios comprovados
Ao longo de sua trajetória de sucesso, estudos e aplicações práticas demonstram que a adoção de StoTherm resulta em:
- Redução significativa do consumo energético para climatização
- Economia direta em contas de energia para proprietários e inquilinos
- Otimização do funcionamento de sistemas de aquecimento modernos, como bombas de calor
- Diminuição das emissões de gases de efeito estufa associadas à operação dos edifícios
- Melhoria do conforto térmico e acústico para os ocupantes
- Aumento da longevidade e proteção estrutural das edificações
Compromisso com matérias-primas sustentáveis
A Sto tem investido continuamente na redução da pegada ambiental de seus produtos. Um exemplo concreto é a linha StoTherm AimS®, que substitui 30% dos aglomerantes convencionais derivados de petróleo por óleo de pinho, um recurso renovável. A empresa também implementou o método de balanço de biomassa na produção de placas isolantes de EPS, incorporando matérias-primas renováveis certificadas.
“Nosso objetivo é ter 75% do volume de negócios proveniente de produtos que contribuam diretamente para a redução de CO₂ no setor da construção ainda em 2025″, afirma Medeiros.
Alinhamento com diretrizes internacionais e brasileiras
As soluções StoTherm alinham-se diretamente aos objetivos estabelecidos pelo EU Green Deal, que busca duplicar a taxa de renovação energética de edifícios e reduzir substancialmente as emissões no setor. No contexto brasileiro, os sistemas também atendem às diretrizes do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações (PBE Edifica) e às normas de desempenho NBR 15575, que estabelecem requisitos mínimos de conforto térmico e eficiência energética para edificações residenciais.
Adicionalmente, StoTherm contribui para o cumprimento das metas estabelecidas pela Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) e pelo Plano Nacional de Energia (PNE), que visam a redução das emissões de gases de efeito estufa e o aumento da eficiência energética em diversos setores da economia brasileira.
“Nossas soluções estão perfeitamente alinhadas com a crescente demanda por certificações de sustentabilidade no mercado brasileiro, como LEED, AQUA-HQE e o Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal”, ressalta William e complementa: “Mesmo assim, no Brasil, nossa matriz energética mais eficiente que em países Europeus não pode ser confundida com dispensa da preocupação com uma arquitetura e edifícios de baixo carbono. O planeta Terra é um lugar único e não temos outro para o qual podemos nos mudar”, finaliza.
Com seus sistemas já consagrados no mercado, a Sto atua como catalisadora da transição energética global, tendo a sustentabilidade não apenas como um objetivo empresarial, mas pilar central de sua identidade corporativa. Reconhecida como pioneira tecnológica, a empresa materializa seu princípio “Construir com Consciência” por meio de soluções que harmonizam inovação técnica, responsabilidade ambiental e foco nas necessidades reais dos usuários.