Suzano firma parceria com o INSEAD para pesquisa avançada sobre integração de práticas de negócio com desenvolvimento sustentável
- A Suzano, maior produtora mundial de celulose, firmou nova parceria com o INSEAD, uma das maiores escolas de negócios do mundo.
- A colaboração faz parte da iniciativa que comemora o centenário da Suzano, que visa contribuir com a capacitação da próxima geração de líderes para enfrentar os desafios da sustentabilidade.
- A iniciativa INSEAD Suzano Collaboration for Progress (ISCP) facilitará o desenvolvimento de pesquisas e uma maior integração entre mercados e sociedade, pessoas e natureza.

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, anunciou uma colaboração estratégica com o INSEAD, uma das mais importantes escolas de negócios do mundo. Por meio do acordo, a Suzano irá apoiar iniciativas acadêmicas voltadas à pesquisa avançada e à educação, com foco na integração entre estratégias de negócios e desenvolvimento sustentável. Os projetos desenvolvidos buscarão aplicar abordagens práticas que conciliem desempenho econômico, pessoas e planeta.
Os projetos abordarão questões essenciais, como a promoção da ação coletiva em sistemas econômicos independentes, e a capacitação de líderes para defender estratégias sustentáveis junto a públicos sensíveis a custos e o incentivo a uma mudança cultural — da obrigação para a aspiração — na integração entre desempenho e progresso. As pesquisas serão conduzidas por renomados professores do INSEAD, incluindo Subi Rangan, Karel Cool e Peter Joos.
Beto Abreu, CEO da Suzano, declarou:
“Sabemos que o sucesso do nosso negócio no longo prazo está intrinsecamente ligado à saúde do planeta e ao bem-estar das pessoas. Mas são as pessoas que fazem a diferença, não o conhecimento. Precisamos incorporar, de forma prática, o pensamento integrado às nossas estratégias, operações, governança, competências e cultura. É assim que as empresas promovem mudanças concretas, e por isso estamos felizes em colaborar com os especialistas do INSEAD para contribuir na capacitação de líderes do presente e do futuro, a fim de transformarmos a sustentabilidade empresarial em uma realidade“.
Francisco Veloso, reitor da INSEAD, declarou:
“Estamos entusiasmados em trabalhar com a Suzano, pois compartilhamos a mesma intenção: criar um mundo melhor, em que possamos integrar de forma mais eficaz o desenvolvimento econômico, as pessoas e o planeta. Essa colaboração permitirá ao INSEAD expandir o conhecimento em ciências sociais e aprimorar a formação prática, gerando transformações reais. Com esse investimento, poderemos reunir algumas das mentes mais brilhantes do mundo, de dentro e fora da escola, para obter avanços na teoria e na prática, a fim de integrar o desempenho empresarial com o progresso “.
Beto Abreu e Francisco Veloso celebraram o acordo em um evento no campus do INSEAD em Fontainebleau, na França, no dia 8 de novembro. O evento incluiu uma cerimônia de reconhecimento dos ganhadores das Medalhas do Progresso de 2025, concedidas àqueles que contribuem de forma pioneira com a teoria e a prática para a transformação do sistema econômico, visando promover maior integração entre justiça, bem-estar e natureza.
A INSEAD Suzano Collaboration for Progress reunirá comunidades de acadêmicos e profissionais de áreas estratégicas, promovendo novas pesquisas e aprendizados ao longo dos próximos três a cinco anos. A parceria também promoverá o desenvolvimento de estudos de caso com melhores práticas em Sustentabilidade Empresarial e lançará uma série de webinars dentro da INSEAD Business Sustainability Webinar Series.
A iniciativa em comemoração ao centenário da Suzano destinará até US$ 100 milhões a organizações globais, majoritariamente estruturados como fundos em perpetuidade (endowment), tendo entre os parceiros o INSEAD, a Universidade de Stanford, a Universidade de Cambridge, a International Union for the Conservation of Nature (IUCN) e universidades brasileiras. O objetivo é gerar e disseminar conhecimento acerca da integração da sustentabilidade aos modelos de negócio, bem como contribuir para a capacitação da próxima geração de líderes para enfrentar os desafios da sustentabilidade e impulsionar ações de proteção e restauração do meio ambiente, com ênfase nos ecossistemas brasileiros.






