TCP registra recorde histórico de movimentação em outubro
Conquista foi impulsionada pelas exportações de carnes refrigeradas, que levaram o Terminal a movimentar 148,6 mil TEUs no último mês

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, registrou em outubro o maior volume mensal da sua história, com 148.690 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados — superando o recorde anterior (145.513 TEUs), registrado em setembro deste ano. O resultado reflete o desempenho consistente das exportações de cargas refrigeradas (reefer), com destaque para os embarques de carnes bovina e de frango, que reforçam o papel do Terminal como o principal corredor de proteína animal do país.
Em outubro, foram movimentados 13.817 contêineres refrigerados, o terceiro maior volume já registrado pela TCP, confirmando a tendência de crescimento do segmento ao longo de 2025. Entre janeiro e outubro, os embarques de carne bovina pelo Terminal somaram 29.966 boxes, o equivalente a 59.766 TEUs e 838 mil toneladas — um avanço de aproximadamente 50% em relação ao mesmo período de 2024.
O resultado de outubro consolida uma sequência de recordes operacionais em 2025, com marcas históricas também registradas em março, maio e setembro, evidenciando a alta constante na movimentação de cargas pelo Terminal.
Além disso, o desempenho da TCP acompanha e supera a média nacional: segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), as exportações brasileiras de carne bovina cresceram 16,6% no mesmo intervalo, totalizando 2,79 milhões de toneladas. Isso significa que cerca de 30% de toda a carne bovina exportada pelo Brasil entre janeiro e outubro de 2025 passou pela TCP.
“As exportações de carnes seguem como uma das forças motrizes da movimentação da TCP. Nosso Terminal combina eficiência operacional, capacidade de armazenagem e integração logística, o que permite acompanhar o crescimento das exportações brasileiras e garantir qualidade e agilidade aos embarques”, destaca Giovanni Guidolim, gerente comercial, de logística e de atendimento da TCP.
Com 5.268 tomadas para contêineres refrigerados, o Terminal possui o maior pátio reefer da América do Sul, preparado para atender simultaneamente grandes volumes de cargas que exigem controle rigoroso de temperatura. Além disso, a conexão ferroviária direta à área alfandegada — exclusiva no Sul do Brasil — amplia a competitividade logística e assegura maior eficiência ao escoamento das cargas provenientes do interior do estado.
“A TCP está preparada para sustentar o crescimento contínuo das exportações, e o resultado de outubro confirma o sucesso dos investimentos realizados em infraestrutura, automação e energia, além do compromisso da companhia com a eficiência e a sustentabilidade das operações”, completa Guidolim.






