Tecnologia inédita criada pela NIONE transforma plásticos reciclados em materiais de alta performance

Tecnologia inédita criada pela NIONE transforma plásticos reciclados em materiais de alta performance 

Aditivos nanoestruturados com nióbio preservam a qualidade mesmo após múltiplos ciclos de reciclagem

 Tecnologia inédita criada pela NIONE transforma plásticos reciclados em materiais de alta performance Aditivos nanoestruturados com nióbio preservam a qualidade mesmo após múltiplos ciclos de reciclagem

A NIONE, unidade de nanotecnologia da Randoncorp e Frasle Mobility, inova no mercado ao apresentar uma tecnologia inédita que transforma plásticos reciclados em materiais de alta performance. Por meio dos aditivos nanoestruturados à base de nióbio N Poly Enhance e N Poly Protect, é possível restaurar e potencializar as propriedades físico-químicas dos polímeros, permitindo seu uso em aplicações de alta performance.

Um dos maiores desafios da economia circular é manter a qualidade dos polímeros após múltiplos ciclos de reciclagem. Normalmente, o plástico reciclado perde resistência e desempenho, sendo destinado a aplicações de menor valor agregado. Com os aditivos nanoestruturados NIONE, o polímero reciclado recupera suas características originais e pode até ganhar desempenho adicional, o que aumenta sua perspectiva de uso.

Segundo o Chief Technology & Innovation Officer (CTIO) da Randoncorp, César Augusto Ferreira, a tecnologia pode ser aplicada tanto em plásticos reciclados quanto no material virgem, garantindo desempenho elevado desde o início do ciclo e preservando as propriedades dos reaproveitamentos futuros.

“É uma tecnologia que atua diretamente na estrutura molecular do material e potencializa suas propriedades, permitindo que os plásticos retornem da reciclagem para aplicações nobres, como um para-choque de carro, por exemplo. No geral, os componentes plásticos são destinados à fabricação de produtos de menor valor por conta das perdas de resistência e desempenho após o reaproveitamento. Por isso, é uma mudança de paradigma na cadeia produtiva!”, exemplifica Ferreira.

Outro diferencial do uso dos aditivos NIONE é o ganho econômico: a dosagem necessária é menor em relação aos aditivos de mercado, reduzindo custos sem renunciar à qualidade enquanto contribui para a descarbonização ao aumentar a vida útil dos componentes. Para a indústria de polímeros, a inovação por meio dos aditivos nanoestruturados com nióbio representa uma virada estratégica, já que, o plástico passa a não perder valor no descarte, mas ser reinserido em um ciclo contínuo e sustentável.

Crédito da foto: Alex Battistel

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades