Termotécnica adere à Iniciativa ZFM + ESG da SUFRAMA e fortalece compromisso com a sustentabilidade na Zona Franca de Manaus
Com operações em cinco estados, a unidade de Manaus, implementada em 1980, representa um elo estratégico na operação da Termotécnica junto aos clientes e para a expansão de seu programa de economia circular com foco na região amazônica
Da esq. Jonilson Albuquerque da Conceição, Gerente Industrial da Unidade Manaus da Termotécnica, Regina Zimmermann, Diretora de Operações da Termotécnica e Luiz Frederico Oliveira de Aguiar, Superintendente Adjunto Executivo da SUFRAMA
Referência em soluções de embalagens de EPS para diversos setores, como as linhas branca e marrom, a Termotécnica oficializou sua adesão à Iniciativa ZFM + ESG, promovida pelaSUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus), reforçando o compromisso da empresa com uma atuação responsável e sustentável na região amazônica. A assinatura do Termo de Adesão reconhece a importância da integração de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) às operações do Polo Industrial de Manaus.

“A adesão da Termotécnica à Iniciativa ZFM + ESG reforça o alinhamento entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade. Empresas como a Termotécnica são fundamentais para construirmos uma nova etapa na Zona Franca de Manaus, que gere valor ambiental, social e econômico para o Brasil e para o mundo”, declara Luiz Frederico Oliveira de Aguiar, Superintendente Adjunto Executivo da SUFRAMA.

O programa ZFM + ESG é uma ação pioneira que estimula empresas a alinhar seus modelos de negócio a metas de impacto positivo, contribuindo com o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Ao aderir à iniciativa, a Termotécnica fortalece o papel da unidade Manaus, que tem se destacado em projetos voltados à circularidade, descarbonização e engajamento comunitário.
“Acreditamos que é possível conciliar desenvolvimento industrial com a conservação da biodiversidade e a inclusão social. A adesão ao ZFM + ESG consolida a nossa estratégia ambiental e social na região amazônica, em especial no fortalecimento das ações da nossa unidade em Manaus”, afirma Regina Zimmermann, Diretora de Operações da Termotécnica.
Metas alinhadas aos pilares ESG e à estratégia global da empresa
Entre os compromissos firmados pela empresa no âmbito da Iniciativa ZFM + ESG, destacam-se:
- Aprimoramento da eficiência energética das operações industriais e logísticas;
- Ampliação do uso de fontes renováveis na matriz energética da unidade;
- Fortalecimento da circularidade do EPS (Isopor®) por meio de parcerias locais para coleta e reaproveitamento;
- Iniciativas de qualificação profissional e empregabilidade para jovens e mulheres da região;
- Ações de valorização da diversidade e combate à discriminação, com metas de inclusão social;
- Participação ativa em fóruns e iniciativas regionais voltadas à economia verde e à bioeconomia.
Sustentabilidade integrada ao negócio
A unidade de Manaus, implementada em 1980, representa um elo estratégico na operação da Termotécnica, tanto pela proximidade com clientes – fabricantes das linhas Branca e Marrom – da região Norte, quanto pelo potencial de inovação em logística reversa e reaproveitamento de materiais. Desde 2007, a empresa já reciclou mais de 51 milhões de quilos de embalagens de EPS pós-uso no país, e segue expandindo seu programa de economia circular com foco na região amazônica.
Em seu 8º Relatório de Sustentabilidade, Termotécnica reporta avanços em circularidade, descarbonização, inovação e valorização das pessoas
Com seis unidades fabris em cinco estados, a Termotécnica apresenta em seu 8º Relatório de Sustentabilidade 2023/2024, sua trajetória de mais de seis décadas pautada por uma atuação comprometida com os pilares ESG – Ambiental, Social e de Governança. O documento revela conquistas relevantes no último ciclo, destacando a evolução contínua da empresa em circularidade, descarbonização, inovação e cuidado com as pessoas.
A estratégia ESG da Termotécnica prioriza os temas mais relevantes para seus stakeholders – clientes, colaboradores, comunidades locais e fornecedores – e se apoia em iniciativas como Science Based Targets Initiative (SBTi), o Pacto Global da ONU, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Acordo Global sobre Plásticos (PNUMA) e recomendações do Fórum Mundial da Economia Circular. A nova matriz de materialidade revisada em 2024 norteia a gestão pelos pilares: Circularidade e Descarbonização, Valorização das Pessoas e Perenidade do Negócio.
A participação na ZFM + ESG também está conectada aos compromissos da Termotécnica com essa agenda mundial.
“Seguimos avançando com metas claras, com transparência e responsabilidade. Nosso objetivo é gerar impacto positivo nas comunidades onde atuamos e inspirar uma cultura empresarial mais conectada com o futuro do planeta”, finaliza o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.