TESC evolui 20 posições no ranking das 500 Maiores Empresas do Sul
Reado principalmente por investimentos de R$ 250 milhões em instalações e preparação do Terminal Portuário Santa Catarina para exportação de grãos
O Terminal Portuário Santa Catarina avançou 20 posições no ranking das 500 Maiores Empresas do Sul em 2025, passando a ocupar a 474ª posição. O levantamento, realizado pelo Grupo Amanhã e PwC Brasil, e divulgado em outubro, indica as maiores e mais eficientes companhias nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, e tem por critério de classificação um indicador exclusivo, conhecido como Valor Ponderado de Grandeza (VPG).
Todas as informações trazidas pelo ranking das 500 MAIORES DO SUL são extraídas dos balanços financeiros, fornecidos pelas companhias. No VPG, quatro indicadores comparam o desempenho das empresas e sua classificação entre 2024 e 2023. São eles: Valor Ponderado de Grandeza (VPG), Receita Líquida, Patrimônio Líquido e Lucro ou Prejuízo.
O crescimento do TESC nos dois últimos anos aconteceu nos diversos segmentos de cargas, especialmente na exportação de grãos. O investimento de R$ 250 milhões em estrutura, tecnologia, treinamento da equipe e adaptação das instalações para atender às necessidades específicas do setor agrícola foi iniciado em 2021 e concluído em maio de 2023.
Desde que iniciou a operação dos silos e berço dedicados ao transporte de grãos, o TESC vem quebrando recordes sucessivos de movimentação no segmento do Agronegócio. Ainda em 2023, foi embarcada 1 milhão de toneladas de carga vegetal no período de 5 meses. Em 2024, a movimentação de grãos cresceu 69,52% em relação a 2023 e, no primeiro semestre de 2025, houve um crescimento de 30% neste segmento, consolidando a vocação do TESC para impulsionar o agronegócio brasileiro.
Com 29 anos de atuação, o TESC atua em uma área compacta de 68 mil m², localizada no Complexo Portuário de São Francisco do Sul, movimentando cargas vindas de 3 regiões do país, com uma área de influência superior a mil quilômetros.
“Nossa missão é fornecer serviços e infraestrutura portuária eficientes e sustentáveis para a promoção do comércio marítimo do Brasil. Nossos resultados, refletidos neste ranking, têm demonstrado capacidade técnica e planejamento estratégico para sustentar um modelo operacional multipropósito, de alta performance”, destaca o CEO Fábio Mota.