Timber leva clientes para conhecer a estrutura da Ponsse na Finlândia
Timber, em parceria com a Ponsse Brasil, realizou o Ponsse Tour 2024, durante os dias 24 de agosto a 1° de setembro. Ao todo, 21 clientes da Timber tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura da fabricante de máquinas florestais na Finlândia e visitar a Finnmetko 2024, principal feira de equipamentos florestais do país escandinavo.
Foram sete dias de viagem, mais de 8 cidades finlandesas visitadas e 1.900 km percorridos. O Ponsse Tour 2024 foi intenso e mostrou o porquê a marca de máquinas florestais ganhou o mundo. “Nós sempre cumprimos o que falamos. Nossas relações são baseadas na honestidade, confiança e excelência”, afirma Juha Vidgrén, membro do conselho da Ponsse, lembrando uma citação do pai, e fundador da Ponsse, Einari Vidgrén.
Para o gerente florestal da Timber, Claumar Baldissera, a experiência compartilhada com os clientes durante a viagem foi única. “Agradecemos a participação de todos e também à excelente recepção que tivemos do time da Ponsse. São momentos que ficarão na memória de todos e que nos deixam extremamente felizes em proporcionar aos nossos parceiros.”
Ponsse possui fornecedor próprio de componentes eletrônicos
Após desembarcar na capital Helsinki, a primeira parada foi a cidade de Seinäjoki, para conhecer a sede da Epec. Em 2004, a Ponsse se tornou principal controladora da empresa de tecnologia. Lá são produzidos todos os componentes eletrônicos da fabricante de máquinas finlandesa. A Epec também fornece componentes para outras produtoras de equipamentos dos setores agrícola, mineração, entre outros.
Centro de logística moderno da Ponsse atende diversas partes do mundo
No dia seguinte, o grupo viajou de ônibus para Iisalmi para conhecer o moderno centro logístico da Ponsse. Uma estrutura com 7 mil m², responsável por distribuir peças de reposição das máquinas Ponsse para todas as regiões de atendimento da marca.
Este centro de distribuição global possui 20 mil itens diferentes. São feitos 100 mil despachos anualmente. O estoque somado alcança 20 milhões de euros, que na contação atual chega a R$ 120 milhões.
História e valores fizeram da Ponsse o que ela é hoje
Antes de conhecer a sede da Ponsse, na cidade de Vieremä, os brasileiros visitaram um vilarejo próximo, onde o fundador da Ponsse, Einari, cresceu e iniciou no segmento florestal. A recepção foi feita pelo filho Juha. Ele contou a história de como tudo começou, as dificuldades de viver na zona rural da Finlândia com recursos escassos e mostrou a rotina de muito trabalho braçal que a família seguia naquela época.
“O que mais me marcou foi conhecer dos proprietários como valorizam a família e o espírito Ponsse, baseado em confiança e honestidade”, comenta Alexandre Bedin, gerente florestal da Marini Indústria de Compensados.
Tecnologia e atenção a cada detalhe na fábrica da Ponsse
A cerca de 20 minutos dali, está localizada a sede da Ponsse, em Vieremä. Este complexo abriga a fábrica, sede administrativa, museu da Ponsse e loja oficial. Foram produzidas mais de 20 mil máquinas ao longo dos 50 anos da empresa. A produção é ajustada pela demanda. Atualmente, são fabricadas cinco novas unidades por dia.
Cada equipamento para colheita ou baldeio de madeira reúne 8 mil componentes. Metade deles é produzido pela própria Ponsse, para garantir o padrão de qualidade. Todas as máquinas são colocadas à prova em condições reais na floresta antes de serem enviadas aos clientes pelo mundo.
“A fábrica é excelente, você não vê uma fábrica destas em qualquer lugar. Toda fabricação das máquinas traz a cultura da empresa, foi isto que admirei na Ponsse”, destaca Mateus Carneiro, supervisor de manutenção da Remasa Reflorestadora.
Lançamentos da Ponsse na Finnmetko 2024
A última parada antes da volta para o Brasil foi a visitação de dois dias à Finnmetko 2024, principal evento florestal da Finlândia. A Ponsse preparou uma mega estrutura, com diversos lançamentos, muitos deles vem para o Brasil, além de uma área de demonstração e outra para teste drive.
“Apresentamos para nossos clientes o novo cabeçote H7, que trouxe diversas atualizações, o rotator 360, que era uma demanda antiga nossa e que agora está disponível no Brasil, novidades em forwarders e muito mais. Boa parte destas novidades vamos apresentar na Lignum, no Brasil, agora em setembro”, aponta Jober Fonseca, CEO da Timber.
“Foi uma experiência muito boa, primeira vez que sai do Brasil, conhecemos a fábrica da Ponsse por convite da Timber. Foi uma viagem inesquecível”, avalia Márcio Milcheski, proprietário da Cristo Rei Forest.