Time diverso: trajetória de colaborador com síndrome de Down mostra o impacto positivo da inclusão na AGCO
Vinícius Bender, 39 anos, é exemplo de como a inclusão contribui para um ambiente organizacional mais saudável e produtivo
Com quase duas décadas dedicadas à fábrica da AGCO, em Santa Rosa (RS), Vinícius Bender, 39 anos, é exemplo de como a inclusão no ambiente corporativo pode fortalecer equipes. Colaborador com síndrome de Down, Vinícius iniciou sua trajetória na empresa em 2005, alocado na recepção. Anos depois, foi promovido ao setor de Recursos Humanos, onde atua até hoje como prático de produção, sendo responsável por tarefas como organização de malotes, confecção de cartões de aniversário, gestão de vale-transporte e apoio administrativo.
Ao longo dos anos, Vinícius construiu laços fortes com os colegas e tornou-se uma presença querida e respeitada por todos. “Aqui é um ótimo lugar para trabalhar, uma empresa organizada e com pessoas que sempre me apoiaram”, afirma. Para Michele Machiavelli, gerente de Recursos Humanos da AGCO, a presença do Vini, como é carinhosamente chamado, representa um ganho para toda a equipe. “Desde o início, buscamos criar um ambiente acolhedor e oferecer o suporte necessário para que ele se sentisse seguro. Com o tempo, ele se adaptou às rotinas da área e evoluiu em autonomia e confiança”, afirma.
Michele ressalta que a convivência com Vinícius trouxe aprendizados valiosos sobre empatia, colaboração e respeito às diferenças. “Aprendemos a valorizar o ritmo e as necessidades individuais, reconhecendo que cada pessoa contribui de forma única para a eficiência do time. E tudo isso reforçou a importância de celebrarmos as pequenas conquistas no cotidiano”.
Segundo a gestora, a inclusão de pessoas com deficiência nas unidades impacta positivamente a cultura organizacional. “Reforça valores como respeito, empatia e diversidade, estimula o desenvolvimento de uma consciência coletiva sobre inclusão, inspira atitudes mais solidárias e fortalece o espírito de equipe, refletindo em um clima organizacional mais saudável e produtivo”, destaca Michele.
Fora da empresa, Vinícius leva o mesmo entusiasmo para suas atividades pessoais. É fotógrafo amador e acompanha com paixão os jogos do seu time de futebol. Com olhar para o futuro, afirma que deseja seguir sua trajetória na AGCO e, quem sabe, ampliar sua atuação na área de engenharia. “Gosto muito de trabalhar com os desenhos técnicos e de aprender coisas novas. Quero continuar me desenvolvendo e ajudando a empresa onde for preciso”.
“A trajetória do Vinícius reflete o que acreditamos na AGCO: ambientes verdadeiramente inclusivos não apenas acolhem, mas potencializam talentos. Trabalhamos para garantir que todas as pessoas tenham espaço para crescer, se desenvolver e contribuir com sua autenticidade”, afirma Angélica Kanashiro, vice-presidente de Recursos Humanos da AGCO para a América do Sul e Business Partner Global para Massey Ferguson.