Time Minerva vence ABII Challenge, desafio inédio que reuniu empresas e universidades em disputa de tecnologia
Evento realizado no fim de semana no Ágora Tech Park, em Joinville, contou com cinco times e teve provas de drones, robôs móveis autônomos e inteligência artificial
Com a vitória na última prova do dia o time Minerva somou os pontos necessários para ficar com o troféu de campeão do primeiro ABII Challenge, evento inédido realizado pela ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial. O time Minerva é formado por estudantes da USP e pelas empresas Embraer, Dexco, Marelo e Omron.
Em segundo lugar ficou o UTM Team, formado pela UFSC, Macnica DHW, e TERMICA Solutions; em terceiro lugar ficou o Time Donatello, composto pela UniSenai, I3C e Festo; em quarto lugar ficou o Time PUCPR de Robótica Móvel, da PUCPR, Selettra Automação e Robótica e Pepperl+Fuchs; e em quinto lugar o Time Synth, da Udesc, Pollux Part of Accenture, TOTVS e SMC.
Realizado em Joinville no dia 16 de setembro durante todo o dia, o ABII Challente teve provas de drones, robôs móveis autônomos e inteligência artificial. Os cinco times compostos por 13 empresas e 5 universidades dos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, disputaram as provas no Ágora Tech Park.
O objetivo, conforme o presidente da ABII, José Rizzo Hahn Filho, foi mostrar que no Brasil há profissionais capazes, empresas de ponta e universidades com pesquisadores, professores e estudantes mobilizados pela tecnologia. “O evento foi um sucesso em termos de público, organização e participação dos times. Escolhemos tecnologias cruciais para o desenvolvimento da indústria do país. Precisamos de pessoas cada vez mais capazes para implementar projetos que envolvam drones, AMRs e inteligência artificial”, ressalta Rizzo.
“Queremos que este evento seja realizado anualmente e mobilize cada vez mais empresas e universidades do Brasil. O ABII Challenge é inovador sob vários aspectos e reforça a missão da ABII, de fortalecer e acelerar a indústria 4.0 e a internet industrial das coisas (IIoT) no Brasil. Uma das formas de fazer isso é justamente promovendo e fomentando o trabalho colaborativo de empresas e universidades na solução de desafios tecnológicos”, destaca Rizzo.
Como foram as provas do ABII Challenge
A primeira prova do ABII Challenge foi a de drones. O desafio envolvia programar os drones autônomos para cumprirem uma missão de voo. Todos os times tinham o mesmo modelo de drone, que foi comprado pela ABII e doado para as universidades desenvolverem projetos. Foram adquiridos drones pequenos para atender as regras de segurança do espaço, com pessoas assistindo.
Os drone não eram pilotados, mas realizaram a prova de forma autônoma, lendo códigos que davam instruções sobre o que fazer no percurso. Todos os times tiveram pontuação. O UTM Team ficou com a vitória e o time Minerva ficou com a segunda melhor pontuação, mas nenhum dos times conseguiu completar o circuito, que incluía aterrissar num robô em movimento no menor tempo.
A segunda prova foi a de robôs móveis autônomos. O grande desafio dos times foi programar os robôs, que foram emprestados pelas empresas Pollux Part of Accenture, Omron e Selettra Automação e Robótica, e fazer a prova com vários robôs juntos na arena. Os times receberam um mapa antes da prova. Era necessário que os robôs passassem por portais antes de cumprir o trajeto e só no dia as equipes puderam fazer o reconhecimento final do circuito.
O objetivo era completar o percurso no menor tempo possível, somando as cinco largadas. Foi uma das provas que o público mais vibrou. Havia muitas famílias com crianças acompanhando a prova. O UTM Team foi o vencedor e o time Minerva ficou com a segunda melhor pontuação.
A última e decisiva prova do dia foi a de inteligência artificial. O desafio era criar uma inteligência para jogar o jogo de War, um tradicional jogo de tabuleiro criado em 1972, que envolve muita estratégia. As decisões eram tomadas pela inteligência artificial. Cada time sabia o seu objetivo, mas não sabia o objetivo dos concorrentes. Apenas o público teve acesso a todos os objetivos para conseguir entender o que estava acontecendo.
O jogo foi exibido num telão e foram duas horas emocionantes de partida. O jogo foi encerrado por tempo, após duas horas, e venceu o time com o maior número de territórios. Com a melhor pontuação na prova de IA, o time Minerva garantiu os pontos que precisava para a vitória do geral do ABII Challenge.
Nesta primeira edição do ABII Challenge os times foram compostos por profissionais das empresas associadas da ABII e universidades convidadas (sendo que duas delas fazem parte do ecossistema ABII). Os times estão montados desde meados de maio para que tivessem tempo de mobilizar as pessoas e se prepararem para cumprir as provas do desafio
Resultado geral do ABII Challenge
1º – Time Minerva: (USP, Embraer, Dexco, Marelo e Omron)
2º – UTM Team: (UFSC, Macnica DHW, e TERMICA Solutions)
3º – Time Donatello: (UniSenai, I3C e Festo)
4º – Time PUCPR de Robótica Móvel: (PUCPR, Selettra Automação e Robótica e Pepperl+Fuchs)
5º – Time Synth: (Udesc, Pollux Part of Accenture, TOTVS e SMC)
ABII Pocket foi um espécie de esquenta para o Challenge
Na sexta-feira (15/9), um dia antes do ABII Challenge, a ABII também realizou uma série de palestras e painéis com temas como a formação de talentos para trabalhar com tecnologia; os impactos da inteligência artificial nos negócios e na vida; e o futuro da robótica.
Treze convidados fizeram o público refletir sobre os temas propostos. E o evento serviu como um esquenta para o desafio do dia 16 de setembro. O encerramento teve confraternização entre os estudantes e profissionais com apresentação da banda Deep Learning.
Relembre os principais temas discutidos
Painel de abertura – “Cérebros-de-obra: escassez e soluções (?)”
O Brasil tem um grande potencial para implementar novas tecnologias da Indústria 4.0 nos próximos anos, mas sofre com a escassez de profissionais especializados. De acordo com a Gi Group (2023) 88% das empresas brasileiras do setor consultadas relatam ter dificuldades de encontrar trabalhadores qualificados, índice superior à média global, que ficou em 66%. Este painel reforça a percepção da indústria sobre o tema e apresenta soluções potenciais na forma de jornada de ensino, desde o ciclo fundamental, passando pelo ensino médio e finalizando com o universitário.
Convidados:
-Thiago Chiarotti de Oliveira, Gerente de Engenharia e Inovação da Schulz
-Cleberson de Lima Mendes, Diretor Executivo de Formação e Inovação da Prefeitura de Joinville
-Marcos Roberto Rosa, Diretor de Planejamento e Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação
-Marcelo Teixeira, Gerente de Campus da UniSenai
-César Edil da Costa, Professor Engenharia Mecânica da UDESC
-Diego Greff, Diretor Geral da UFSC Joinville
Moderador:
-Luís Gonzaga Trabasso, vice-presidente da ABII
Palestra – “Como a IA afetará os negócios e a vida das pessoas”
-Daniel Lázaro, Líder de dados e IA para mercados em crescimento da Accenture
Painel – “A Inteligência Artificial conectando tecnologia e indústria”
Que a Inteligência Artificial vai moldar o futuro da indústria ninguém tem dúvidas. Mas as aplicações desta tecnologia já estão gerando resultados no presente. Especialistas de três empresas, que utilizam ou desenvolvem projetos com IA vão falar de desafios e oportunidades. Nesse contexto de impactos transformadores, o conceito de manufatura inteligente emerge como uma questão relevante, e a capacidade da IA em impulsionar a automação e a flexibilidade das operações fabris, são fatores que resultam em ganhos substanciais de produtividade.
Convidados:
Fabrício Petrassem, gerente de IoT da Macnica DHW
Lucas Schmitz, cientista de dados da ArcelorMittal Brasil
Philipi Torres, head de TI da TERMICA Solutions
Moderador:
Robson Klug, especialista de produto na TOTVS e líder do GT Tecnologia da ABII
Apresentação e debate – “Robótica: o que vem por aí!”
-José Rizzo Hahn Filho, presidente da ABII
-Luís Gonzaga Trabasso, vice-presidente da ABII
Parceiros do primeiro ABII Challenge
Além da parceria firmada com o Ágora Tech Park, que cedeu o espaço para a realização do evento, o ABII Challenge contou com o patrocínio da Accenture – que deu nome para a arena das provas de drones e AMRs – e do JoinValle.
Entre os apoiadores, destaque para as empresas associadas: Exit, que desenvolveu toda a identidade visual do ABII Challenge; e a Ocotea Filmes, que fez a transmissão ao vivo do evento no canal do YouTube da ABII. O evento também contou com o apoio do Sebrae e Prefeitura de Joinville.