Top Ciência está de volta para incentivar a pesquisa agrícola no Brasil

 Top Ciência está de volta para incentivar a pesquisa agrícola no Brasil

  • Iniciativa reúne grupo de stakeholders voltados para pesquisa e inovação
  • Cerca de 150 pesquisadores e consultores participaram do lançamento, a fim de pensar soluções para o segmento agrícola
 Top Ciência está de volta para incentivar a pesquisa agrícola no Brasil
Top Ciência é um movimento pela inovação no agro (Foto: Divulgação/BASF)

O Top Ciência, iniciativa promovida pela BASF Soluções para Agricultura, reuniu um grupo de aproximadamente 150 profissionais, entre pesquisadores e consultores para desenvolver soluções em prol do desafio central: “Como a indústria e a cadeia científica podem criar soluções para que os produtores consigam romper a barreira da produtividade”. O evento ocorreu em 2 e 3 de julho, em Itu (SP).

O Top Ciência, que de 2005 a 2016 já somou mais de 3 mil trabalhos realizados e 213 premiações, volta focado na cocriação e na aplicação prática de soluções que vão beneficiar os agricultores no campo.

“A BASF é uma empresa que participa de todas as fases do cultivo. Hoje, temos um portfólio ainda mais maduro e focado no sistema produtivo e nosso objetivo com o retorno do Top Ciência é, junto aos participantes, conectar inovação, clientes e sociedade para atender melhor às suas necessidades e impulsionar a produtividade no campo. Queremos contribuir cada vez mais com o sucesso e o legado dos agricultores”, afirma Rafael Milléo, gerente técnico de Relacionamento da BASF Soluções para Agricultura.

Nesta edição, os participantes serão instigados a elaborar projetos inovadores em duas categorias principais: sistema produtivo e soluções BASF. Os desafios propostos abordarão temas cruciais como manejo no momento correto, ajustes de controles ideais e o papel das novas tecnologias e da ciência no impulsionamento da produtividade.

Inovação e colaboração

A BASF tem como missão criar novas formas de ajudar os agricultores a produzir mais e de forma sustentável, com cultivos de melhor qualidade. Sabendo que são muitos os desafios da agricultura, a iniciativa do Top Ciência coopera de forma ainda mais estreita com clientes, comunidade agrícola, meio acadêmico e parceiros.

Para inspirar os participantes, o evento contou com a participação de agricultores de destaque, como Nami Ando, da empresa Agrivale de Petrolina (PE), com produção de mais de 500 hectares de uva e licenciada da marca Turma da Mônica. Outro participante foi Lucas Barcelos, que produz soja, milho, feijão, gergelim, com mais de 50% da área irrigada em Unaí (MG). Ambos trouxeram suas vivências sobre manejo e aumento de produtividade na prática.

O primeiro dia do Top Ciência foi dedicado à apresentação do novo formato da iniciativa, com palestras sobre produtividade, inovações e temas como Inteligência Artificial. Um dos destaques foi o lançamento do Efficon, inseticida com modo de ação inédito para o manejo de insetos vetores no milho, oferecendo uma nova ferramenta à disposição dos produtores.

No segundo dia, os grupos foram divididos em salas de trabalho simultâneas, focadas nos sistemas produtivos: arroz/soja, hortifrúti e cana (com pesquisadores e consultores); algodão/soja, milho/soja e trigo (apenas com consultores); e fungicidas, herbicidas, inseticidas e sementes/tratamento de sementes focadas nos sistemas produtivos (restrita a pesquisadores). “Após o lançamento do desafio, os participantes vão desenvolver suas propostas que depois serão avaliadas por um time de especialistas”, explica Rafael.

A BASF desenvolve soluções voltadas para os sistemas produtivos. A empresa conecta sementes e biotecnologias, proteção de cultivos, ferramentas digitais e iniciativas de sustentabilidade com o objetivo de contribuir com agricultores e outros elos da cadeia produtiva para que tenham os melhores resultados.

Graciela Mognol, diretora de Marketing da BASF Soluções para Agricultura ressalta a importância da iniciativa do Top Ciência aliada a missão da empresa de ser líder em inovação.

“A BASF investe globalmente mais de 915 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento para ajudar a alimentar o mundo e a criar um legado duradouro na agricultura. Nossos clientes estão adaptando seus modelos de negócios para responder ao rápido crescimento da população global, às mudanças climáticas, à escassez de mão de obra e à necessidade de produzir mais alimentos. Por isso, precisamos pensar a agricultura juntos, em busca das melhores alternativas”, comenta Graciela.

O Top Ciência tem previsão de acontecer anualmente, com a apresentação dos trabalhos e a premiação. Assim, em 2026, a BASF planeja premiar os participantes que desenvolverem as soluções mais impactantes para os desafios propostos.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades