Transmissão Híbrida da ZF contribui para redução de emissões de caminhões pesados em operações reais

Transmissão Híbrida da ZF contribui para redução de emissões de caminhões pesados em operações reais

  • Comprovado na prática: a solução híbrida plug-in da ZF para caminhões pesados foi testada por frotas europeias e pela Associação Alemã de Transporte (BGL)
  • A tecnologia híbrida permite uma redução significativa nas emissões de CO₂, mantendo a eficiência de custos sem comprometer a autonomia dos veículos; a infraestrutura atual de abastecimento pode continuar sendo utilizada

A nova transmissão TraXon 2 Hybrid da ZF demonstrou suas capacidades em condições reais de operação. Em testes recentes em vias públicas, transportadoras europeias e membros da Associação Alemã de Transporte Rodoviário, Logística e Gestão de Resíduos (BGL) e.V. puderam conhecer o sistema em primeira mão no veículo de testes da própria ZF. As primeiras avaliações foram positivas: os testes confirmam que a tecnologia híbrida pode reduzir significativamente as emissões e diminuir o Custo Total de Propriedade (TCO), atendendo às exigências operacionais das frotas modernas.

Transmissão Híbrida da ZF contribui para redução de emissões de caminhões pesados em operações reais

Potência Híbrida para o Transporte Pesado: Roger Schwarz, chefe do Grupo de Trabalho Técnico da BGL e.V., avalia o potencial do TraXon 2 Hybrid para desempenho eficiente e redução de CO₂

“O valor agregado, de longo prazo e tangível, para fabricantes e frotistas com o recém-desenvolvido TraXon 2 Hybrid é claro. Por isso acreditamos que o trem-de-força híbrido se tornará uma tecnologia importante para o transporte comercial. Em aplicações com alta quilometragem diária, o caminhão de longa distância tradicional precisa de uma solução pragmática e independente da infraestrutura de recarga. O trem-de-força híbrido permitirá que montadoras e frotistas alcancem suas metas de redução de CO₂, ao mesmo tempo em que oferece um forte argumento econômico em termos de eficiência de custos”, afirma Christian Feldhaus, Vice-Presidente do segmento de produtos Transmissões & Híbridos da Divisão de Soluções para Veículos Comerciais da ZF.

Transmissão Híbrida da ZF contribui para redução de emissões de caminhões pesados em operações reais
Estreia mundial sobre rodas: a TraXon 2 Hybrid no veículo de testes da ZF

Roger Schwarz, chefe do grupo de trabalho de tecnologia da BGL e.V., acrescenta: “A tecnologia é a combinação ideal de eficiência, confiabilidade e sustentabilidade, valores cruciais para o nosso setor. Até que a infraestrutura de carregamento europeia esteja amplamente disponível, o sistema híbrido da ZF apresentado oferece uma solução prática para as empresas associadas no caminho rumo à eletrificação completa”.

Redução de Emissões e Eficiência de Custos
Cálculos usando a ferramenta de simulação VECTO mostram um potencial de redução de CO₂ de até 47% no transporte de longa distância e até 73% no transporte de distribuição, considerando recargas consistentes. Isso atende diretamente às metas estabelecidas para as frotas até 2030 e cria flexibilidade diante de futuras regulamentações de pedágios e impostos. Nesse sentido, a ZF também apoia a inclusão dos caminhões PHEV nas classificações dos sistemas de pedágio europeus — incluindo compensações de peso bruto — de forma semelhante ao que já é aplicado a caminhões elétricos.

Tecnologia de Produção em Larga Escala

 

 

 

Impulsionando a descarbonização com eficiência operacional: o novo sistema de transmissão TraXon 2 Hybrid para veículos comerciais pesados, desenvolvido a partir da consagrada plataforma TraXon 2

O novo sistema é tecnicamente baseado na comprovada tecnologia de produção em larga escala da ZF. Seu núcleo é a transmissão TraXon 2 para veículos comerciais pesados, complementada por desenvolvimentos internos em diversas áreas de eletrificação. O motor elétrico é posicionado no layout P2 — entre a embreagem e a transmissão — transmitindo sua potência por meio de um conjunto planetário diretamente para o eixo de entrada. Isso permite que o caminhão opere em modo totalmente elétrico. Além disso, o motor elétrico auxilia o motor a combustão em modo boost ou dedesempenho acelerado e possibilita a frenagem regenerativa. A arquitetura elétrica opera entre 600 e 800 volts, com potência contínua de 190 kW e potência de pico significativamente superior.

 

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