Trichoderma aumenta produtividade do milho em até 60% sob seca, revela estudo
Estudo internacional liderado pela UTFPR comprova que a cepa ESALQ 1306 promove crescimento radicular e resiliência vegetal contra estresse hídrico, além de manter sua reconhecida alta eficácia no controle de nematoides e doenças

Em meio a estiagens, chuvas irregulares e altas temperaturas, uma boa notícia surge para os agricultores de milho: a solução biológica baseada na cepa Trichoderma harzianum ESALQ 1306 atua na redução do estresse hídrico, estimula o crescimento radicular e mantém o controle de patógenos no cultivo. Uma combinação que resultou em um aumento de até 60% na produtividade, mesmo sob escassez hídrica.
Evidências disso vêm de um estudo internacional liderado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com a participação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Embrapa, da University of Antwerp, na Bélgica, e da Princess Nourah University, na Arábia Saudita.
O artigo é assinado por nomes importantes. O primeiro autor do estudo, Renato Lustosa Sobrinho, é técnico da UEMS e pesquisador associado da University of Antwerp, na Bélgica; com a participação da Prof.ª Dra. Taciane Finatto; da Dra. Christiane Abreu de Oliveira Paiva, vencedora do BRICS Solutions Award; Prof. Dr. Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira Filho; Dr. Bruno Rodrigues de Oliveira; Dr. Tiago Zoz; Dr. Carlos Eduardo da Silva Oliveira; Dr. Guilherme Carlos Fernandes; Dra. Karina da Silva Souza; Afrah E. Mohammed; Modhi O. Alotaibi e Seham M. Hamed.
Intitulado “Mitigating drought effects in maize with Trichoderma harzianum (strain ESALQ 1306): a bioinoculant for sustainable agriculture” (acessível pelo link https://pse.

A explicação por trás desses resultados é simples: ao estimular o desenvolvimento das raízes, a cepa ESALQ 1306 amplia a área que as plantas exploram sob o solo, otimizando a absorção de água e nutrientes, melhorando a tolerância vegetal ao estresse hídrico.
Em paralelo, promove um biocontrole altamente eficaz contra patógenos de solo e nematoides, oferecendo uma combinação rara de proteção e bioestimulação
“A cepa ESALQ 1306 traduz ciência de ponta em performance agronômica. Ao fortalecer o sistema radicular e mitigar o impacto da seca, ela entrega mais do que só proteção, assegurando exatamente o que o agricultor precisa: produtividade com resiliência”, afirma Thiago Castro, gerente de P&D da Koppert Brasil.
Da ciência ao campo
Desenvolvida em parceria com a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), a cepa Trichoderma harzianum ESALQ 1306 integra o portfólio da Koppert Brasil e está alinhada às práticas consolidadas de manejo – tratamento de sementes, manejo de solo, nutrição equilibrada e rotação –, acelerando a transição para uma agricultura mais produtiva, rentável e sustentável.
A descoberta liderada pela UTFPR, com validação de instituições brasileiras e internacionais de referência, reforça a autoridade tecnológica da Koppert e consolida a cepa ESALQ 1306 como um dos pilares de uma agricultura sustentável de alta performance.
“Soluções biológicas com base científica sólida já respondem aos principais vetores de risco do campo, como clima, sanidade e eficiência de insumos. Nosso papel é conectar essa evidência à operação do produtor, gerando resultados reais, com responsabilidade e sustentabilidade”, completa Castro.






