Tuneladora Norte da Linha 6-Laranja conclui processo de desmontagem do motor
A peça pesa mais de 178 toneladas e é mais uma das etapas na desmontagem do tatuzão, que teve início em fevereiro e deve acabar neste mês
A obra da Linha 6-Laranja do metrô deu mais um passo na desmontagem da tuneladora norte (TBM), conhecida popularmente como “tatuzão”. Desta vez, com a desmontagem completa do motor, chamado de “acionamento”, a peça é composta por 14 motorredutores de 280 KW e 690 V e pesa mais de 178 toneladas.
De acordo com a concessionária Linha Uni, responsável pela linha, o processo de desmontagem da TBM norte teve início em fevereiro na Estação Brasilândia e deve durar até o final deste mês. As peças são retiradas uma a uma e a primeira parte removida foi a roda de corte, uma das mais emblemáticas do equipamento, que pesava sozinha mais de 200 toneladas. Estima-se que serão 30 peças grandes ao todo, incluindo ainda escudos, reboques, eretor, entre outros.
O tatuzão é um equipamento para realizar as escavações em solo, pesa 2 mil toneladas e tem 109 metros de extensão, com diâmetro de escavação de 10,6 metros. A máquina possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares.
Nas escavações dos túneis da Linha 6-Laranja, a TBM norte percorreu 4.324 metros desde o poço VSE Tietê, de onde partiu em novembro de 2022, até a Brasilândia. Após o término de desmontagem da tuneladora norte, a máquina ficará à disposição das futuras linhas de metrô de São Paulo.
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