Unidade Móvel leva tecnologia de envase às vinícolas familiares do Rio Grande do Sul

Unidade Móvel leva tecnologia de envase às vinícolas familiares do Rio Grande do Sul

Equipamento será operado pela Enovinho e beneficiará pequenas e médias empresas do Estado

Unidade Móvel leva tecnologia de envase às vinícolas familiares do Rio Grande do Sul

 

 

 

A vitivinicultura gaúcha dá mais um passo em direção à inovação e à eficiência produtiva. Nesta segunda-feira (10), foi realizada, no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, a entrega oficial da Unidade Móvel de Envasamento de Vinhos à Associação das Vinícolas Familiares de Bento Gonçalves (Enovinho), marcando também o início da operação do serviço.

Desenvolvido pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do RS (Consevitis-RS), o projeto foi viabilizado com recursos de R$ 750 mil provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Guilherme Pasin, destinados à Secretaria de Desenvolvimento Rural do RS e executados pelo Consevitis-RS por meio do Termo de Colaboração FPE 5002/2024. O Sicoob Meridional apoiou financeiramente o processo de emplacamento, seguro e taxas para a circulação do veículo.

Inovação sobre rodas

A unidade móvel é um caminhão equipado com sistema completo de envase e rotulagem, capaz de atender pequenas e médias vinícolas diretamente em suas instalações. O equipamento realiza as etapas de higienização de garrafas, filtragem, envase, vedação (rolha ou screw cap), rotulagem e aplicação de cápsula, com capacidade para até 450 garrafas por hora. As garrafas devem ser de vidro de 750 ml. Inicialmente voltado a vinhos tranquilos, o sistema poderá futuramente ser adaptado também para espumantes, mediante a instalação do processo de dégorgement.

Entre os componentes técnicos estão um tanque pulmão de 500 litros, conjunto de filtração móvel, monobloco semi-automático (com enxaguadora, enchedora, rolhador e tapador pilfer) e uma rotuladora e capsuladora autoadesiva. O funcionamento requer duas pessoas na operação.

 

Benefícios para o setor

Unidade Móvel leva tecnologia de envase às vinícolas familiares do Rio Grande do Sul

Para o deputado estadual Guilherme Pasin, idealizador da iniciativa, a unidade móvel marca um avanço estratégico para a vitivinicultura gaúcha: “A Unidade Móvel de Envasamento representa a união entre tecnologia e tradição. Pela primeira vez, o agricultor familiar e as pequenas vinícolas terão acesso à mesma tecnologia utilizada por grandes indústrias. Um avanço que valoriza quem vive da terra, reduz custos, amplia a produção e fortalece a competitividade do nosso vinho”, destaca Pasin.

Já o  presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto, ressalta o impacto da entrega da unidade móvel para o setor. “É gratificante ver este projeto concretizado, pois ele representa um marco de inovação para o setor vitivinícola. A unidade móvel democratiza o acesso à tecnologia e contribui com o padrão de qualidade das pequenas e médias vinícolas do Estado. Também esperamos que ela sirva de estímulo para que novos empreendimentos se regularizem e possam usufruir dos serviços”, afirma Rebellatto. Segundo ele, a unidade eleva o nível de competitividade das empresas que utilizarem o serviço, garantindo qualidade e eficiência de produção.

Para o presidente da Enovinho, Juliano Zottis, a chegada da unidade representa uma revolução na rotina das vinícolas familiares. “Antes, o envase era feito manualmente, garrafa por garrafa, o que nos tomava um dia inteiro para envasar cerca de 600 ou 700 garrafas, com dificuldade em manter o padrão de colocação de rolhas”, relata.

Com o novo sistema, Zottis destaca ganhos imediatos: “A unidade móvel traz agilidade e padronização no envase, além da possibilidade de utilizar nitrogênio, essencial para vinhos brancos. Já realizamos os primeiros envases e filtragens e estamos muito satisfeitos com o resultado, que elevou a qualidade de nossos vinhos”, comemora.

Gestão e acesso

A gestão da unidade é do Consevitis-RS, que concedeu em comodato a operacionalidade à Enovinho, por meio de edital público. Caberá à associação o agendamento, orçamentos e rotas de atendimento, com taxa por garrafa e deslocamento para manutenção da estrutura.

O serviço estará disponível a todas as vinícolas gaúchas interessadas. Após a fase de treinamento dos associados, o atendimento passa a ser oferecido às demais pequenas e médias vinícolas do Estado, com possibilidade de rotas regionais compartilhadas, de forma a ratear os custos de deslocamento.

Para download do vídeo, clique aqui.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades