Investimento e valorização dos clientes e colaboradores são os ingredientes para o sucesso conquistado pela empresa ao longo dos anos.
A Usinil, indústria metalúrgica, localizada em Catanduva, no interior de São Paulo, completa em 2021, 30 anos de atuação. A empresa iniciou suas atividades no ramo de usinagem para terceiros, mas foi a preocupação em sempre oferecer mais variedade aos seus clientes que optou por investir e crescer.
O resultado foi positivo. Hoje, a fábrica atua no ramo de reposição de peças agrícolas e industriais, fornecendo seus produtos para grandes montadoras e distribuidoras. Além de produzir peças para tratores, plantadeiras, colheitadeiras, pulverizadores, implementos agrícolas e canavieiros, além de uma vasta linha de assentos agrícolas e industriais.
O reconhecimento pela qualidade e comprometimento com seus parceiros, o diretor da Usinil, João Batista de Oliveira Júnior, credita aos investimentos realizados ao longo dos anos.
“A política da empresa é uma busca contínua por oferecer o melhor aos nossos clientes e a valorização aos nossos colaboradores e parceiros. Assim foi possível alcançar o sucesso que temos hoje”, avalia Oliveira Júnior, em entrevista exclusiva à revista Eae Máquinas.
Quando iniciou os trabalhos em um barracão no centro da cidade, no ano de 1991, a Usinil atuava no ramo de usinagem para terceiros. Buscando ampliar sua participação no mercado, começou a desenvolver uma linha de espremedores de frutas e peças para frangueiras.
“Vimos a demanda ir crescendo e acompanhamos com a entrega de produtos de qualidade. Nossa postura desde o primeiro dia de trabalho não mudou. Foi de dedicação contínua”, conta o diretor da empresa.
Dois anos depois da fundação, a Usinil deu início a produção de terminais e conexões a ar, água e hidráulica, além de uma linha de auto posto. Posteriormente, foi se desenvolvendo a linha agrícola. “Não ficamos nenhum ano de funcionamento sem fazer investimentos na fábrica. Sempre nos preocupamos em dispor de um bom maquinário para obter os melhores resultados”, lembra ele.
Fundição
Um dos destaques da Usinil neste ano é o investimento previsto para a área de fundição da empresa. A expectativa é mais do que dobrar a capacidade de atuação.
De acordo com João Batista de Oliveira Júnior, hoje, a fábrica é capaz de realizar 70 toneladas de fundição por mês. Com o investimento, será possível ter automação do processo e alcançar 200 toneladas/mês.
“Vamos ter uma capacidade fabril de atender uma demanda que não conseguimos atender hoje. É um importante passo que vamos dar para o futuro e o crescimento da empresa”, disse o diretor.
Atualmente, a Usinil possui instalações que totalizam 20.000 m², no distrito industrial de Catanduva. A empresa é responsável pela fabricação e venda de cerca de 13 mil itens para concessionárias, montadoras e revendas em todo o Brasil e na América Latina. Assim, para João de Oliveira Júnior, o ponto mais alto da Usinil ainda está por vir.
(Fonte: Redação EaeMáquinas)