Uso de escavadeiras garante produtividade e economia em áreas florestais
Com baixo consumo e versatilidade, equipamentos da série X3E da Link-Belt se destacam em colheita florestal no interior paulista
As escavadeiras desempenham papel estratégico nas atividades de colheita de eucalipto e pinus, operando com garras traçadoras e cabeçotes multifuncionais, além de serem aplicadas em serviços de limpeza de área, corte de madeira, terraplanagem e construção em geral. Projetadas para atender a diferentes segmentos, as escavadeiras da série X3E da Link-Belt aliam tecnologia, eficiência operacional e robustez, características que vêm se destacando em aplicações florestais na região de Itapeva, interior de São Paulo, conhecida como polo estratégico para a produção que abastece indústrias de papel, celulose e construção civil.
O produtor rural e empresário Perseval Rodrigues dos Santos utiliza equipamentos da marca desde 2013. À frente da Itario Terraplanagem, empresa que atua na colheita, limpeza de terrenos e corte de eucalipto e pinus em uma área de 300 hectares no sudoeste paulista, atualmente, conta com uma frota formada por seis máquinas, sendo duas do modelo 180X3E e quatro 210X3E, três delas adquiridas recentemente junto à LASS Máquinas, revendedora da marca em Tietê (SP).
Para Perseval, a série X3E se destaca pelo baixo consumo de combustível e pela versatilidade no uso de implementos, fatores que elevam a produtividade no campo. “A presença da terceira linha hidráulica pré-instalada, que pode receber extensões adicionais, possibilitando a instalação de equipamentos específicos para as exigências da colheita florestal, é um dos principais destaques”, afirma ele.
Do ponto de vista comercial, o gestor da LASS Máquinas, Elvis Secco de Marchi Binotti, reforça as vantagens mencionadas pelo produtor e destaca que os equipamentos Link-Belt oferecem o menor consumo de combustível do mercado nacional. “O sistema hidráulico inteligente ajusta automaticamente o fluxo de acordo com a necessidade de força da operação. Assim, quando não é preciso maior potência, a máquina reduz o consumo, gerando economia significativa”, explica.
Elvis também ressalta outros diferenciais das escavadeiras Link-Belt para a aplicação florestal: a estrutura robusta, o sistema de filtragem de ar e combustível com quatro filtros primários, que protege o motor contra poeira e impurezas, e a possibilidade de instalar uma terceira ou até quarta linha auxiliar hidráulica, ampliando a capacidade de acoplar implementos. Além disso, os equipamentos contam com acessórios de segurança para motor, cilindros e vidros, proteções contra queda ou enrosco de galhos, garantindo mais durabilidade à máquina e segurança ao operador.