Uso de moléculas biofertilizantes LCO na fixação biológica de nitrogênio em soja

 

Uso de moléculas biofertilizantes LCO na fixação biológica de nitrogênio em soja

Os inoculantes biológicos há anos contribuem para a nutrição das plantas e aumento da produção. Em alguns casos, eles podem até mesmo substituir a adubação química nitrogenada. As bactérias benéficas à base de Bradyrhizobium e Azospirillum, microrganismos que atuam na Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) e promoção de crescimento e que combinadas na coinoculação, por exemplo, podem gerar um incremento médio de 16% no índice de produtividade em soja.

Uso de moléculas biofertilizantes LCO na fixação biológica de nitrogênio em soja

 

Mas o que é bom, pode ser ainda melhor se o potencial de fixação biológica de nitrogênio e promoção de crescimento desses microrganismos for estimulado e impulsionado por meio das moléculas de LCO ou lipo-quitooligossacarídeos. O nome parece estranho, mas essas moléculas são açúcares produzidos por bactérias de Bradyrhizobium que sinalizam para a planta o início do processo de infecção simbiótico para formação da nodulação.
Ao fornecer esses sinais, podemos estimular o processo de nodulação, permitindo que os rizóbios introduzidos via inoculação e os nativos iniciem a formação de nódulos mais precocemente. Os LCOs também trabalham dentro da rizosfera (região do solo onde as raízes das plantas crescem e conseguem água, sais minerais e nutrientes) para estimular o crescimento das plantas através do desenvolvimento da raiz e da parte aérea, além do aumento das associações micorrízicas (simbiose entre plantas e microrganismos).
As moléculas precursoras de LCO podem ser incorporadas no tratamento industrial de sementes, como é utilizado, por exemplo, nos inoculantes Optimize CTS 1000 e 700, produzidos pela Novonesis, líder mundial em biosoluções. A LCO atua como um sinal de comunicação entre a planta e os rizóbios. Isso significa que a soja, por exemplo, inicia um processo de nodulação mais precoce e eficiente para a fixação de nitrogênio.
Além disso, as moléculas de LCO proporcionam a expansão do sistema radicular, aumento da capacidade fotossintética,  indução de tolerância aos estresses bióticos e abióticos, o que consequentemente eleva os índices de produtividade.

O setor de bioinsumos segue em ampla expansão e  deve crescer 17% neste ano, segundo dados da Associação dos Produtores e Importadores de Inoculantes (ANPII). Um dos motivos para este crescimento se deve à sua boa contribuição para o aumento da produtividade.

Fernando Bonafé Sei, gerente da área técnica da Novonesis.

Sobre a Novonesis
A Novonesis é uma empresa global que lidera a era das biossoluções. Ao alavancar o poder da microbiologia com a ciência, transformamos a maneira como o mundo produz, consome e vive. Em mais de 30 setores, nossas biossoluções já estão criando valor para milhares de clientes e beneficiando o planeta. Nossos 10.000 funcionários em todo o mundo trabalham em estreita colaboração com nossos parceiros e clientes para transformar os negócios com a biologia.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades