Valvoline cresce 48% em vendas na rede Cummins

A Valvoline, líder global em lubrificantes premium e soluções automotivas, celebra mais um ano de expansão nas vendas com a rede Cummins. A tradicional marca de lubrificantes prevê 48% de crescimento no acumulado de 2025 que em relação a 2024, ano em que já havia registrado alta de 51% sobre 2023.
Para Felipe Lopes Sil, executivo de Contas da Valvoline, “o avanço da marca dentro da rede Cummins é resultado direto de uma estratégia estruturada ao longo dos últimos anos, período em que a Valvoline consolidou um modelo de atuação baseado em capacitação, inteligência comercial e fortalecimento regional”.
“Um dos pilares do processo foi o investimento em treinamento e consultoria comercial aos Distribuidores da líder em tecnologia de energia de todo território nacional. Os parceiros receberam suporte técnico por meio de um programa contínuo de capacitação e padronização, com orientações para atendimento a frotas e oficinas”, reforça o executivo. Essa preparação tornou a rede mais apta a identificar oportunidades e capturar demanda no segmento de lubrificantes.
Outra frente decisiva foi a adoção de ferramentas para ampliar a visibilidade do desempenho comercial em todas as regiões do país. Com informações mais precisas, a Valvoline passou a acompanhar de forma detalhada o mix por região e eventuais gargalos, permitindo ajustes rápidos e metas mais alinhadas às realidades locais.
O terceiro eixo dessa estratégia está no fortalecimento regional. “O Centro-Oeste é hoje o principal exemplo desse avanço, dentro do potencial geral da região, o volume de vendas do distribuidor Cummins com a linha Valvoline já representa 3,5% do market share de lubrificantes pesados. A combinação de forte presença no agro e integração operacional fez da região um dos maiores cases de crescimento da marca no país”, destaca Sil.
Para 2026, a Valvoline projeta avançar mais 28% nas vendas junto à rede Cummins, apoiada em um conjunto de novas iniciativas. Entre as prioridades está a implementação do Programa de Análise de Lubrificantes, uma abordagem voltada à redução do custo total de operação de grandes frotas. Por meio da avaliação técnica do uso de lubrificantes, será possível demonstrar, por exemplo, que uma frota pode reduzir em cerca de 15% os custos, por exemplo, ao adotar a linha Premium Blue, cuja extensão de troca proporciona maior eficiência operacional.
A empresa também ampliará o modelo de fornecimento a granel, utilizando tambores e IBCs. A iniciativa permitirá o fracionamento preciso do produto, reduzirá desperdícios e o descarte de embalagens e contribuirá para a fidelização dos clientes atendidos pela rede Cummins. Além disso, a Valvoline também prepara campanhas de marketing mais robustas, com atuação nacional e regional, para reforçar o posicionamento técnico da marca e destacar os diferenciais da linha Premium Blue.
Parceria tecnológica – O ciclo recente de crescimento é sustentado por uma parceria que remonta a mais de três décadas de colaboração técnica global. A relação Valvoline Cummins é baseada em coengenharia: para cada motor Cummins desenvolvido, a Valvoline cria um lubrificante específico para atender às exigências daquela plataforma. A aliança é tecnológica e é essa integração que contribui para a longevidade dos motores Cummins, reconhecida em toda a cadeia do transporte pesado.
Premium Blue 8600, Premium Blue 7800 e All Fleet – O portfólio dedicado à rede Cummins combina tecnologia global com produtos preparados para as condições específicas da frota brasileira. O Premium Blue 8600 (API CK-4), projetado para motores Euro V e Euro VI, utiliza tecnologia Low SAPS, que preserva sistemas de pós-tratamento e assegura conformidade ambiental mesmo em condições severas. Sua formulação oferece detergência aprimorada, controle de fuligem, redução de depósitos, alta estabilidade térmica e compatibilidade com biodiesel até B20. Outro diferencial é a extensão de troca, que pode ultrapassar 60 mil quilômetros, reduzindo de forma significativa o custo total de operação.
Para motores com mais tempo de uso, o Premium Blue 7800 (API CI-4) traz base mineral premium e aditivos de alto desempenho, além de proteção robusta contra oxidação e desgaste, menor formação de depósitos e estabilidade térmica mesmo em longas jornadas. É amplamente reconhecido por sua confiabilidade em frotas que buscam equilíbrio entre desempenho e custo-benefício.
Por fim, o All Fleet 15W40 foi criado para atender a realidade operacional do país. Formulado com base Grupo II importada e pacote robusto de aditivos, o All Fleet oferece excelente resistência à oxidação, compatibilidade com motores Euro 5, baixo teor de SAPS, maior extensão de troca e desempenho consistente em aplicações on e off highway.






