ViaMobilidade retoma obras de ampliação da Estação…

ViaMobilidade retoma obras de ampliação da Estação Santo Amaro

ViaMobilidade retoma obras de ampliação da Estação Santo Amaro

Duas plataformas ganharão sete metros adicionais de largura, melhorando o fluxo de passageiros na Linha 5-Lilás

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô, retomou nesta semana as obras para a ampliação da Estação Santo Amaro. A conclusão dos trabalhos no espaço, usado na transferência de passageiros para a Linha 9-Esmeralda de trens metropolitanos, está prevista para o segundo semestre de 2024. Essa é a maior intervenção prevista no contrato de concessão da operadora na Linha 5-Lilás.

O novo espaço será compatível com o atual fluxo de passageiros, que cresceu mais de 90% desde a abertura das últimas estações do traçado, de Adolfo Pinheiro à Chácara Klabin. Atualmente, mais de 75 mil pessoas, em média, passam a cada dia útil pela Estação Santo Amaro da Linha 5-Lilás.

Com o objetivo de adequar as instalações da Estação Santo Amaro ao crescimento da demanda de transferência, estão programados os seguintes serviços:

●    Alargamento, em sete metros, de duas plataformas auxiliares. Novas estruturas serão construídas paralelamente às plataformas de embarque existentes, melhorando o tráfego de passageiros nos dois sentidos;

●    Na extremidade do lado da Linha 9-Esmeralda, cada plataforma de embarque receberá mais três escadas rolantes e uma escada fixa, além da implantação de elevadores – dois no lado da saída para a Avenida Guido Caloi e outros dois pelo lado da Linha 9-Esmeralda. Estes equipamentos melhorarão a acessibilidade para os clientes com dificuldades de locomoção, como cadeirantes, idosos, famílias com carrinhos de bebê, entre outros;

●    Ampliação do mezanino da estação na Linha 9-Esmeralda e da passarela de integração existente em 14 metros, com implantação de duas novas escadas rolantes de acesso à plataforma;

●    Construção de uma nova passarela de integração entre as duas estações, com largura de seis metros;

●    Requalificação do acesso ao mezanino da estação da Linha 9-Esmeralda, com a implantação de novo conjunto de bilheterias e substituição dos bloqueios de integração por câmeras de contagem, funcionalmente compatíveis com os sistemas já existentes;

●    Remanejamento de salas operacionais da estação da Linha 9-Esmeralda para um espaço que facilite a circulação de passageiros.

ViaMobilidade retoma obras de ampliação da Estação Santo Amaro
Estação Santo Amaro terá ampliação das plataformas e nova acessibilidade

Para executar o projeto, após um minucioso processo de avaliação de propostas técnicas, a ViaMobilidade contratou a EGTC Infra, que possui um amplo portfólio de obras no segmento de Mobilidade Urbana, como o BRT de Salvador, Bahia; o Aeroporto Internacional Pinto Martins em Fortaleza, Ceará; e obras metroviárias em São Paulo, entre outros projetos. A previsão é que sejam gerados cerca de 300 empregos diretos e indiretos.

Segundo o presidente da CCR Mobilidade, Marcio Hannas, foi necessário o cumprimento rigoroso de algumas etapas para o reinício da reforma. Nesse período, a concessionária investigou todos os pontos críticos identificados em estudos e todas as precauções foram tomadas visando à segurança na retomada do empreendimento:

“É importante ressaltar que não ficamos um só dia parados. Realizamos várias análises para aprimorar o projeto e escolher uma nova construtora, além de reunir toda a documentação e obter as licenças necessárias – sempre com um olhar cuidadoso para as questões de segurança e ambientais, já que realizamos uma obra às margens do Rio Pinheiros”, destacou.

Por meio do Programa de Compensação Ambiental, a ViaMobilidade já está recuperando uma área degradada de sete hectares, o que representa o plantio de aproximadamente 11,6 mil mudas de espécies nativas. Após a conclusão das obras, toda a área será recuperada com o plantio de 1,5 mil árvores nativas.

Além disso, foram realizados, nos últimos meses, estudos técnicos das estruturas remanescentes da primeira etapa da obra. Após análises, foi tomada a decisão de reaproveitar 55% de toda a estrutura metálica presente no canteiro, incluindo os pilares das novas plataformas sobre o Rio Pinheiros e outros componentes das novas passarelas de integração entre as estações da Linha 9-Esmeralda e da Linha 5-Lilás, o que totaliza cerca de 550 toneladas de aço.

Durante a obra, não haverá interferência na rotina dos passageiros dentro das estações. Toda a operação de ambas as linhas seguirá inalterada e os operários atuarão externamente aos dois sistemas.

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