Viena Siderúrgica investe em carregadeira Volvo L120 Electric

Viena Siderúrgica investe em carregadeira Volvo L120 Electric

Uma das maiores produtoras de ferro-gusa do País, a Viena Siderúrgica é mais uma empresa a adquirir a nova carregadeira Volvo L120 Electric. A máquina traz menor impacto ambiental nas operações e melhoria no ambiente de trabalho, com menos ruído.

Viena Siderúrgica investe em carregadeira Volvo L120 Electric
Viena Siderúrgica investe em carregadeira Volvo L120 Electric

A L120 Electric integra a linha de produtos da Volvo Construction Equipment lançada neste ano, com a ampliação do portfólio de máquinas elétricas. “A Volvo tem o compromisso de zerar as emissões de CO₂ em seus produtos até 2040. Buscamos liderar essa mudança em nosso setor, contando com a valorosa parceria com nossos clientes e distribuidores, atendendo à crescente demanda por soluções ambientalmente responsáveis, sem perder de vista a eficiência reconhecida dos nossos produtos”, salienta Rafael Nieweglowski, head de vendas Emob da Volvo CE na América Latina.

Viena Siderúrgica investe em carregadeira Volvo L120 Electric
Rafael Nieweglowski, head de vendas Emob da Volvo CE na América Latina

Apresentada ao mercado brasileiro em 2024, a L120 Electric passou, ao longo do último ano, por fases finais de testes em clientes. Com operação mais rápida do que a equivalente a diesel, este é o primeiro modelo de máquina elétrica de médio porte que possibilita operação em novos tipos de aplicação, com a mesma produtividade de uma máquina convencional. O grande diferencial está na redução dos custos operacionais, aliada à eliminação de emissões durante a operação.

Avançada e sustentável

Viena Siderúrgica investe em carregadeira Volvo L120 Electric
Gidalto Santos, CEO do Grupo Tracbel

A negociação da L120 Electric foi intermediada pela Tracbel, distribuidor Volvo CE nas regiões Sudeste, Norte e parte do Nordeste e Centro-Oeste. “Estamos levando para a Viena Siderúrgica a tecnologia mais avançada e sustentável para as empresas do setor”, destaca Gidalto Santos, CEO do Grupo Tracbel. “É uma satisfação muito grande ter esta empresa como cliente, pois ela compartilha conosco os mesmos valores de qualidade, respeito ao meio ambiente e eficiência no processo produtivo”, complementa o executivo.

Versátil para atender a uma ampla gama de operações, a carregadeira Volvo L120 Electric tem carga operacional de seis toneladas. É alimentada por um conjunto de baterias de 282 kWh, o que proporciona uma autonomia de seis a dez horas, a depender da aplicação. O tempo de recarga pode ser de menos de uma hora, dependendo do tipo de carregador. O custo operacional chega a uma redução de até 90% nos gastos equivalentes de combustível. De forma inovadora no setor, as máquinas elétricas Volvo vêm com uma garantia estendida para o trem de força elétrico, estabelecendo um novo padrão de confiança e segurança.

Manuseio de insumos

A L120 Electric atuará na unidade da Viena no município de Açailândia, um dos principais polos econômicos do Maranhão, no transporte e manuseio de insumos da siderurgia, como minério de ferro, carvão e coque. A máquina contribuirá no plano de redução de emissões e também da melhoria da qualidade e conforto do ambiente de trabalho dos operadores e demais funcionários, uma vez que equipamentos elétricos praticamente não fazem barulho.

Com certificações de qualidade nacionais e internacionais, a Viena do Maranhão é equipada com cinco modernos altos-fornos. O produto da siderúrgica é de altíssima qualidade, com elevado controle de processos e uma grande eficiência energética. A empresa faz investimentos para aumentar sua capacidade de gerar energia a partir de gases emitidos pelo processo. Atualmente, a geração chega a 9,7 MWh. Além de garantir autossuficiência em energia, essa iniciativa possibilita a venda do excedente no mercado e evita emissões atmosféricas.

Em Minas Gerais, a Viena é produtora e exportadora de energia fotovoltaica. Além do escritório do grupo em Belo Horizonte ser 100% abastecido com energia limpa, a empresa possui capacidade instalada de mais 50 MWp de placas solares.

A Siderúrgica Viena é parte do Grupo Viena, um conglomerado que é referência nos setores de siderurgia, reflorestamento, energia renovável, agropecuária e construção civil. Com 1,6 mil funcionários e gerando cerca de 5 mil empregos indiretos, a empresa tem uma capacidade anual de produção de 600 mil toneladas de ferro-gusa. É uma das maiores exportadoras nessa área, com vendas principalmente para Estados Unidos, Canadá, Ásia e Europa.

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades