Visões e desafios no desenvolvimento ferroviário…

Visões e desafios no desenvolvimento ferroviário paulista

Visões e desafios no desenvolvimento ferroviário paulista

Evento ‘Interoperabilidade sobre trilhos’, a ser realizado pelo Instituto de Engenharia nesta quinta-feira, 03 de agosto – a partir de 8h30 – destaca a necessidade de promover um vetor de desenvolvimento regional e metropolitano sobre trilhos no Estado de São Paulo.

Instituto de Engenharia reúne nesta quinta-feira, 03, a partir de 8h30, as maiores autoridades e empresas do sistema ferroviário nacional. No foco das discussões, estão temas dos mais relevantes como:

  • A visão do governo paulista para o desenvolvimento de ferrovias e os benefícios para a população, indústria e comércio;
  • Integração da malha ferroviária e o futuro das linhas regionais;
  • Experiências de regulação, operação, interoperabilidade e padronização do sistema ferroviário, com cases de implantação na Europa;
  • Tipos de controle automático de trens, de interoperabilidade, de padronização e as tecnologias ERTMS / ETCS, com cases da Alstom, Thales, Siemens, CAF e Wabtec;
  • Os desafios da engenharia, o papel da academia e a formação de jovens ao setor.

Uma das motivações é o de analisar a malha da CPTM (250km), que permeia toda a região metropolitana de São Paulo de um moderno sistema multifuncional, permitindo diferentes modelos de negócios, transporte misto (passageiro e carga), otimização de custos operacionais e aumento da capacidade de transporte.

Outros destaques serão as experiências internacionais da Federal Railway Authority (EBA), autoridade supervisora ferroviária alemã, responsável por 38 mil km de linhas ferroviárias naquele país e da Agência Ferroviária da União Europeia (ERA), com foco no Sistema Europeu de Gestão do Tráfego Ferroviário (ERTMS), voltado à gestão e interoperabilidade da sinalização ferroviária da União Europeia.

Participam da iniciativa:

  • O Governo do Estado de São Paulo, como regulador, dono da infraestrutura e Poder Concedente;
  • Autoridades, especialistas e formadores de opinião de diferentes segmentos da sociedade, nacional e internacional;
  • Operadores públicos e privados nacionais e internacionais – compartilhando os benefícios operacionais, modelos de negócio e de operação.
  • Bancos e entidades de financiamento;
  • Entidades representantes do setor;
  • Fornecedores de tecnologia do sistema de Sinalização e Material Rodante;
  • Empresas de Engenharia e Academia.

SERVIÇO: Interoperabilidade sobre trilhos

Evento híbrido – presencial e online (YouTube)

· QUANDO: 03 de agosto de 2023

· HORÁRIO: 08h30 às 18h00

· ONDE: Instituto de Engenharia

· ENDEREÇO: Avenida Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana – SP

INSCRIÇÕES: https://www.institutodeengenharia.org.br/site/events/interoperabilidade-sobre-trilhos/ 

Confira os produtos da loja!
LOJAEAEMAQ.COM.BR
Clique para ver peças, kits e novidades na Loja EaeMaq.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades